Gestão ambiental e rentabilidade de empresas siderúrgicas

  • Ana Cristina Miranda Rodrigues
  • Roberto do Nascimento Ferreira

Resumo

Analisam-se neste trabalho os resultados de rentabilidade econômica de empresas siderúrgicas brasileiras que obtiveram a certificação ISO 14001. O avanço da discussão sobre a postura ambientalmente correta das organizações tem conduzido ao questionamento sobre a existência de relação entre performance ambiental e performance econômica. Essas considerações se ampliaram até o momento de se escolher as empresas nas quais o capital será aplicado. As decisões de investimento em gestão ambiental poderão, a priori, apresentar resistências se considerados os aumentos de despesas e de custos produtivos. Algumas empresas, no entanto, têm apresentado resultados que demonstram a possibilidade de se “ganhar dinheiro” e proteger o meio ambiente, podendo transformar as ameaças ambientais em oportunidades de negócios. A avaliação de rentabilidade das empresas analisadas foi realizada a partir de indicadores que medem a capacidade de a empresa gerar lucros com os recursos disponíveis, indicadores que demonstram quanto renderam os capitais próprios investidos e indicadores que relacionam o lucro gerado pelos ativos e seu investimento. Os resultados gerais indicaram que, de fato, há relação positiva entre gestão ambiental e esses indicadores.

Biografia do Autor

Ana Cristina Miranda Rodrigues
Graduada em Administração – UFSJ; MBA em Finanças – Centro Universitário de Ciências Gerenciais – Uma; Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis
Roberto do Nascimento Ferreira
Graduado em Ciências Contábeis – UNIPAC; Mestre em Administração – UFLA; Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – UFSJ.
Como Citar
RODRIGUES, Ana Cristina Miranda; FERREIRA, Roberto do Nascimento. Gestão ambiental e rentabilidade de empresas siderúrgicas. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 161, p. 46-63, jan. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/694>. Acesso em: 08 maio 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.