A utilização da abordagem qualitativa nas pesquisas acadêmicas em Contabilidade

  • Simone Bastos Paiva CFC - Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

As pesquisas na área contábil têm aumentado nos últimos anos, predominando uma abordagem quantitativa de base positivista. Todavia, a complexidade do mundo atual leva a que os fenômenos sociais dificilmente sejam totalmente captados pelas lentes exclusivamente quantitativas. Assim, há alguns anos, a pesquisa qualitativa vem ocupando uma posição de destaque nas investigações que envolvem fenômenos humanos e sociais. Essa abordagem evidencia-se como uma possibilidade de pesquisa a ser utilizada, principalmente nas temáticas emergentes para as quais ainda não há teorias consolidadas, porquanto propicia uma maior liberdade teóricometodológica na realização da pesquisa, sem, contudo, abdicar do rigor científico, da sistematização e da imparcialidade. Este artigo, de natureza teórica, tem por objetivo discorrer sobre aspectos metodológicos nas pesquisas qualitativas a fim de incentivar a sua utilização nas investigações na área contábil. Compreende-se que é preciso uma maior difusão das variedades metodológicas, principalmente com os pesquisadores iniciantes nesse campo, com o objetivo de diversificar as abordagens de pesquisas na área contábil e lançar novas luzes sobre fenômenos sociais contemporâneos.

##submission.authorBiography##

Simone Bastos Paiva, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB). Professora do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Administração (UFPB).
Como Citar
PAIVA, Simone Bastos. A utilização da abordagem qualitativa nas pesquisas acadêmicas em Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 161, p. 28-45, jan. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/693>. Acesso em: 08 maio 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.