MANUAL DO ARTICULISTA

MANUAL DE ORIENTAÇÕES QUANTO AOS ARTIGOS REMETIDOS PARA ANÁLISE DO COMITÊ TÉCNICO DA REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE (RBC)

1. Apresentação

Este Manual tem por objetivo orientar os autores na elaboração de artigos para submissão à Revista Brasileira de Contabilidade. Ressalta-se que artigo é um trabalho técnico-científico escrito por um ou mais autores.


2. Regras Relativas à Submissão, Formato e Conteúdos dos Artigos

2.1 Regras para Submissão

Os artigos devem ser elaborados individualmente ou em conjunto de, no máximo, quatro autores, que se enquadrem em uma das seguintes categorias:
- Profissionais da contabilidade (contadores e técnicos em contabilidade);
- Estudantes e pesquisadores;
- Profissionais com formação acadêmica diversa.

Os membros do Conselho Editorial e conselheiros do Sistema CFC/CRCs que apresentarem artigos para publicação na Revista Brasileira de Contabilidade, igualmente, submeter-se-ão às mesmas regras estabelecidas neste Manual.
Os artigos submetidos não podem ter sido veiculados em revista, jornal ou qualquer outro tipo de publicação, exceto se derivados de tese de doutorado, dissertação de mestrado e/ou apresentados em congressos, seminários, conferências ou outros eventos nacionais e internacionais.

2.2 Conteúdo

Os artigos a serem publicados na RBC devem abordar temáticas relacionadas à área da Contabilidade e que sejam de interesse para a classe contábil no Brasil. Podem conter uma discussão teórica ou teórico-empírica (aplicação de teorias, soluções de problemas reais, etc.).
A título de exemplo, são citadas algumas áreas de interesse: Teoria da Contabilidade, Controladoria, Contabilidade Financeira, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Internacional, Análise das Demonstrações Contábeis, Finanças, Gestão de Riscos, Mercado de Capitais, Avaliação de Empresas, Instrumentos Financeiros, Governança Corporativa, Contabilidade Ambiental, Balanço Social, Ética, Atuária, Auditoria, Ensino e Aprendizagem, Gestão Estratégica de Custos, Logística, Contabilidade e Flutuações de Preços, Contabilidade Governamental, Organizações do Terceiro Setor, Sistemas de Informações Contábeis, Contabilometria e Contabilidade Rural.

2.3 Estrutura

O artigo deverá conter:
• elementos pré-textuais: título, resumo e palavras-chave;
• texto: introdução, desenvolvimento do tema (fundamentação teórica, metodologia e resultados), considerações finais e/ou conclusão; e
• elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos.

O total de páginas não deverá ser inferior a 10 (dez) ou exceder a 15 (quinze), incluídos o resumo, considerações finais e/ou conclusão e referências.

O resumo deverá conter de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas e apresentar, de forma concisa, todos os pontos relevantes do artigo. O objetivo é fornecer elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta integral do texto. Devem-se ressaltar a problemática que se pretendeu solucionar e explicar; os objetivos; a abordagem metodológica empreendida; os resultados e as considerações finais e/ou conclusão em um único parágrafo.

São esperados os seguintes elementos no texto:

• Introdução - contextualização e objetivos. Devem-se apresentar as justificativas que levaram o autor a escolher o tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo (se houver) e o objetivo pretendido. A introdução tem a função de despertar o interesse do leitor em ler o texto;

• Fundamentação teórica - referenciar autores e estudos assemelhados, demonstrando o apoio teórico ao desenvolvimento do tema objeto do artigo;

• Metodologia - método e procedimentos da pesquisa, com descrição da trajetória para atingir os objetivos do trabalho;

• Síntese dos resultados - principais resultados alcançados com a pesquisa; e

• Considerações finais e/ou conclusão - Contêm a resposta para o problema formulado na introdução. Devem resultar de deduções lógicas, sempre fundamentadas no que foi apresentado e discutido no corpo do trabalho, além de conterem comentários e consequências próprias da pesquisa. É desejável que contenham sugestões para novas pesquisas.

2.4 Formato

Os artigos deverão observar o seguinte formato:
• editor de textos – Word for Windows 6.0 ou posterior;
• configuração das páginas – margem superior: 3cm; margem inferior: 2cm; margem esquerda: 3cm; e margem direita: 2cm;
• tamanho do papel – A4 (largura: 21cm; altura: 29,7cm);
• fonte – Times New Roman, tamanho 12;
• formato do parágrafo – recuo especial: primeira linha: 1,25cm;
• fspaçamento entre linhas: simples;
• alinhamento: justificado;
• figuras, tabelas e gráficos, tamanho – Fonte Times New Roman 10;
• orientação geral – Normas da ABNT;
• as ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas, devem ser elaboradas segundo a norma da ABNT (NBR 14724), sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte;
• caso haja ilustrações importadas de outros programas, como o Excel e Power Point, é necessário enviar também o arquivo de origem;
• não deverá conter qualquer tipo de identificação do(s) autor(es) no corpo do artigo;
• deverão ser redigidos em língua portuguesa;
• deverão ser acompanhados de folha de identificação do(s) autor(es) apresentando os seguintes dados:
- título do artigo;
- o(s) nome(s) do(s) autor(es);
- o nome do orientador, se houver;
- endereço, telefone, fax e e-mail para contato; e
- breve currículo do(s) autor(es), limitado a 5 (cinco) linhas.
• os articulistas deverão preencher a declaração de submissão de autores disponível no site do Conselho Federal de Contabilidade (ww.cfc.org.br), no ícone "RBC", e enviá-la em arquivo suplementar no ato da submissão do artigo.

2.5 Envio dos Artigos

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail rbcartigos@cfc.org.br.


3. Avaliação

O artigo submetido será avaliado, inicialmente, pelo coordenador do Conselho Editorial da RBC (desk review), que decidirá pelo seu envio, ou não, a dois membros do Conselho Editorial para avaliação.

O artigo aprovado na primeira etapa (desk review) será avaliado por dois membros do Conselho Editorial, sem conhecimento dos autores (doble blind review), que emitirão parecer quanto à adequação, ou não, do artigo para publicação, bem como farão sugestões de melhoria, com o objetivo de auxiliar o(s) autor(es) na qualidade do artigo, de forma construtiva.

Em caso de discordância entre os dois avaliadores, o artigo será enviado a um terceiro membro do Conselho Editorial para decisão quanto à publicação do artigo.

A avaliação considera, primordialmente, a qualidade científica do texto, com foco nos seguintes aspectos:

• atualidade do tema;

• originalidade do trabalho;

• relevância e consistência teórica do texto para o desenvolvimento da área de conhecimento;

• qualidade do referencial teórico utilizado;

• qualidade de redação e organização do texto;

• contribuição do trabalho para o conhecimento em Contabilidade;

• qualidade da análise e discussão dos dados (se for o caso);

• considerações finais e/ou conclusão: estruturação, fundamento e coerência.

Caso o artigo seja aprovado com solicitação de alterações pelo(s) avaliador(es), o autor deverá efetuá-las com indicação (marcas de revisão). A publicação do artigo estará condicionada ao atendimento das alterações pontuadas.

Independentemente de qualquer análise adicional, será recusado o artigo que fizer alusão depreciativa ao profissional da contabilidade ou à classe contábil.


4. Publicação

A escolha dos artigos para publicação priorizará:

• relevância e atualidade do tema;

• abrangência do estudo; e

• identificação com o tema-chave da Revista, quando da edição de revistas temáticas.


5. Revista Temática

O Conselho Editorial poderá eleger um tema específico para publicação em uma edição especial, considerando os aspectos de relevância, atualidade, impacto ou interesse da área contábil.

 



DIRETRIZES PARA AUTORES

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Elementos conceituais e metodológicos

Do Objetivo:

Compartilhar vivências e situações acadêmicas do processo de ensino e de aprendizagem em Contabilidade.

Dos Autores:

Pesquisadores, professores e acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Do Conteúdo:

Deve apresentar, obrigatoriamente, uma situação ou uma questão crítica, envolvendo os processos de ensino e aprendizagem em Contabilidade, por meio de relatos de experiências, soluções teóricas e opiniões, que devem atender aos requisitos de atualidade, ineditismo e tempestividade do assunto apresentado.

Das Áreas Temáticas

entre as áreas temáticas sugeridas, destacam-se:

  • elementos fundamentais do processo educacional;
  • agentes envolvidos no processo educacional;
  • modelos, métodos, estratégias, técnicas e instrumentos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem; e
  • práticas de avaliação (docente, discente e institucional).

Dos Critérios Formais e Metodológicos

Do Processo de Avaliação pelos Pares

1) Os trabalhos devem ser inéditos e não estarem em processo de avaliação em nenhum outro periódico. Aqueles decorrentes de trabalhos já publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios, etc., são considerados inéditos, desde que devidamente comunicado no momento da submissão.

2) A avaliação tem como objetivo ajudar os autores a melhorarem os trabalhos apresentados, fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável. O processo de avaliação é composto por duas etapas:

  • A primeira etapa compreende o desk review, em que o coordenador do Conselho Editorial da RBC analisa se o trabalho está em condições de entrar em processo de avaliação. Caso seja considerado apto, o trabalho prosseguirá no processo de avaliação. Caso contrário, será considerado desk reject .
  • A segunda etapa consiste na avaliação do trabalho por meio de um processo double blind review (autores e avaliadores não são identificados).

3) Os autores podem verificar as etapas do processo de avaliação no site da Revista. Estima-se um prazo total de 90 dias para a emissão do primeiro parecer sobre o texto.

4) O autor, após receber as recomendações de ajustes, terá o prazo de 30 (trinta) dias para realizar as devidas alterações e encaminhar o trabalho para uma nova análise do Conselho Editorial da RBC. O não cumprimento desse prazo implica a retirada do trabalho do processo de avaliação e publicação.

Dos Requisitos

  1. A avaliação das Experiências e Aprendizagem considerará, primordialmente, os seguintes aspectos:
    1. importância do tema;
    2. ineditismo do trabalho;
    3. relevância, consistência e contribuição do relato para o desenvolvimento do conhecimento contábil e de gestão;
    4. qualidade da redação e organização do texto;
    5. qualidade da exposição, análise e discussão dos dados; e
    6. considerações finais com fundamento e coerência.
  2. Considera-se o processo de avaliação como uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos textos. Por esse motivo, os membros do Conselho Editorial são incentivados a apresentar, além de parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo.
  3. Os articulistas deverão preencher declaração de submissão de artigo disponível no site do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br), no ícone “RBC”, e enviá-la em arquivo suplementar no ato de submissão do artigo.

Do Formato

1) Os trabalhos submetidos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. O processo de submissão obedecerá às seguintes normas:

  • o editor de texto aceito é o Word 6.0 ou superior;
  • fonte: Arial, tamanho 11;
  • espaçamento entre linhas: simples;
  • alinhamento justificado;
  • margens: superior e esquerda: 3cm; margens inferior e direita: 2cm;
  • número de palavras, incluindo título, texto, referências e ilustrações:

- entre 500 e 3.000 palavras (de uma a cinco páginas);

  • as citações devem ser feitas no corpo do texto no sistema autor-data, incluindo os números de páginas (quando for o caso), conforme norma da ABNT em vigor;
  • as referências completas das obras citadas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, conforme norma da ABNT em vigor;
  • as ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas, devem ser elaboradas segundo a norma da ABNT em vigor, sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte;
  • caso haja ilustrações importadas de outros programas, o arquivo de origem também deverá ser enviado; e
  • notas de referência e de rodapé devem ser evitadas. As notas estritamente necessárias devem ser numeradas, sequencialmente, no corpo do texto e inseridas no final do texto.

2) O trabalho deverá ser submetido em um arquivo contendo o texto, com as características descritas a seguir:

  • na primeira página, deverá constar o título (em português, espanhol ou inglês, quando for o caso); e
  • para garantir o anonimato do processo de avaliação, o arquivo não deverá conter qualquer identificação de autoria no corpo do trabalho nem nas propriedades.

3) Os autores deverão preencher a declaração de submissão disponível nos site da Revista e do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br) no ícone RBC e enviá-la em arquivo suplementar no ato de submissão do trabalho.

4) As Experiências de Ensino e Aprendizagem deverão ser submetidas na base SEER no site htpp://rbc.cfc.org.br, em um arquivo contendo o texto, sem identificação de autoria e obedecendo à seguinte estrutura:

  1. Título.
  2. Resumo (máximo de cinco linhas).
  3. Texto, destacando, no mínimo: introdução, desenvolvimento e considerações finais.
  4. Referências (quando for o caso).

 



DIRETRIZES PARA AUTORES

CASOS PRÁTICOS E/OU TECNOLOGIAS DE CONTABILIDADE E DE GESTÃO APLICADOS ÀS ORGANIZAÇÕES

Elementos Conceituais e Metodológicos

Do Objetivo:

1) Compartilhar experiências de profissionais que atuam no ambiente contábil e na gestão das organizações, vivenciadas durante o processo de desenvolvimento e implementação de sistemas e práticas contábeis e de gestão.

Do Público:

1) Profissionais de mercado que exerçam atividades no âmbito da Contabilidade e gestão, bem como outros profissionais relacionados à área contábil em entidades públicas e privadas e profissionais de áreas correlatas.

2) Acadêmicos: pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação em Contabilidade e Gestão das Organizações.

Do Conteúdo:

1) Deve ser apresentada, obrigatoriamente, uma problemática ou uma situação crítica sobre um processo de contabilização ou gestão das organizações e os seus resultados detalhados.

a) Objeto:

i. transações, processos, atividades, áreas ou unidade de negócios/entidade;

ii. aspectos relacionados à contabilização (reconhecimento, mensuração), e/ou evidenciação/divulgação; e

iii. informações e/ou procedimentos (contábeis, econômicos, financeiros e/ou gerenciais).

Serão aceitos para avaliação, basicamente, três tipos de trabalhos:

I) Prático: baseado em experiência prática. Nesta modalidade, é imprescindível que os autores enviem uma declaração de que os relatos não foram publicados em outro veículo de mídia. Caso a entidade esteja identificada, há autorização para publicação.

II) Teórico: representa um estudo aprofundado sobre uma determinada situação relacionada com o cotidiano das entidades, que ofereça uma contribuição para a solução de problemas na aplicação de teorias e normas.

III) Opinativo: representa uma opinião, uma réplica ou uma tréplica fundamentadas em teoria, doutrina ou normas, sobre artigos e casos apresentados na Revista Brasileira de Contabilidade.

2) Os trabalhos devem atender aos requisitos de atualidade, ineditismo e tempestividade do assunto apresentado.

Das Áreas Temáticas

5) Dentre as áreas temáticas sugeridas, destacam-se:

a) Contabilidade Financeira:

i. aplicações de pronunciamentos técnicos contábeis;

ii. métodos e formatos de divulgação;

iii. metodologias e desenvolvimento de índices para a análise de demonstrações contábeis;

iv. métodos e procedimentos de auditoria e perícia;

v. métodos e técnicas de avaliação (valuation);

vi. proposição de tratamento contábil para instrumentos financeiros;

v. procedimentos e arranjos de logística e gestão da cadeia suprimentos;

vi. modelagens matemáticas e estatísticas para a otimização de recursos/custos das operações, atividades e processos das organizações; e

vii. análises de problemas reais (casos de sucesso e insucesso) das organizações.

b) Contabilidade Gerencial e Controladoria:

i. métodos de mensuração de custos;

ii. métodos de avaliação de desempenho;

iii. técnicas e proposições de contabilidade de custos;

iv. processos e métodos relacionados à gestão estratégica de custos;

v. procedimentos e arranjos de logística e gestão da cadeia suprimentos;

vi. modelagens matemáticas e estatísticas para a otimização de recursos/custos das operações, atividades e processos das organizações; e

vii. análises de problemas reais (casos de sucesso e insucesso) das organizações.

c) Contabilidade e suas Aplicações:

i. métodos e técnicas aplicados no processo de contabilização;

ii. transações relacionadas ao processo contábil e tributário;

iii. mensuração de impactos e benefícios ao meio ambiente;

iv. relatórios sociais “balanço social”;

v. aplicação dos métodos de valor justo; e

vi. outras aplicações da contabilidade e de técnicas gerenciais em setores específicos.

d) Métodos e Técnicas voltadas ao Ensino e Pesquisa em Contabilidade e Gestão:

i. métodos e técnicas de ensino aprendizagem (presencial e a distância);

ii. processos e técnicas de avaliação do ensino da Contabilidade;

iii. mercado profissional relacionado à educação na área de contabilidade e gestão; e

iv. Estudos sobre a percepção de docentes e discentes sobre a qualidade dos cursos.

Dos Critérios Formais e Metodológicos

Do Processo de Avaliação pelos Pares

1) Os trabalhos devem ser inéditos e não estarem em processo de avaliação em nenhum outro periódico. Aqueles decorrentes de trabalhos já publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios, etc., são considerados inéditos, desde que devidamente comunicado no momento da submissão.

2) A avaliação tem como objetivo ajudar os autores a melhorarem os trabalhos apresentados, fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável. O processo de avaliação é composto por duas etapas:

  • A primeira etapa compreende o desk review, em que o coordenador do Conselho Editorial da RBC analisa se o trabalho está em condições de entrar em processo de avaliação. Caso seja considerado apto, o trabalho prosseguirá no processo de avaliação; caso contrário, será considerado desk reject .
  • A segunda etapa consiste na avaliação do trabalho por meio de um processo double blind review (autores e avaliadores não são identificados).

5) Os autores podem verificar as etapas do processo de avaliação no site da Revista. Estima-se um prazo total de 90 dias para a emissão do primeiro parecer sobre o texto.

6) O autor, após receber as recomendações de ajustes, terá o prazo de 30 (trinta) dias para realizar as devidas alterações e encaminhar o trabalho para uma nova análise do Conselho Editorial da RBC. O não cumprimento desse prazo implica a retirada do trabalho do processo de avaliação e publicação.

Dos Requisitos

  1. A avaliação de Casos Práticos e/ou Tecnologias de Contabilidade e Gestão Aplicados às organizações considerará primordialmente, os seguintes aspectos:
    1. importância do tema;
    2. ineditismo do trabalho;
    3. relevância, consistência e contribuição do relato para o desenvolvimento do conhecimento contábil e de gestão;
    4. qualidade da redação e organização do texto;
    5. qualidade da exposição, análise e discussão dos dados; e
    6. considerações finais com fundamento e coerência.
  1. Considera-se o processo de avaliação como uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos textos. Por esse motivo, os membros do Conselho Editorial são incentivados a apresentar, além de parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo.

Do Formato

1) Os trabalhos submetidos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. O processo de submissão obedecerá às seguintes normas:

  • o editor de texto aceito é o word 6.0 ou superior;
  • fonte: Arial, tamanho 11;
  • espaçamento entre linhas: simples;
  • alinhamento justificado;
  • margens superior e esquerda: 3cm; margens inferior e direita: 2cm;
  • número de palavras, incluindo título, texto, referências e ilustrações:

- entre 500 e 3.000 palavras (de uma a cinco páginas);

  • as citações devem ser feitas no corpo do texto no sistema autor-data, incluindo os números de páginas (quando for o caso), conforme norma da ABNT em vigor;
  • as referências completas das obras citadas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, conforme norma da ABNT em vigor;
  • as ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas, devem ser elaboradas segundo a norma da ABNT em vigor, sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte;
  • caso haja ilustrações importadas de outros programas, o arquivo de origem também deverá ser enviado; e
  • notas de referência e de rodapé devem ser evitadas. As notas estritamente necessárias devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto e inseridas no final do texto.

6) O trabalho deverá ser submetido em um arquivo contendo o texto com as características descritas a seguir:

    • na primeira página, deverá constar o título (em português, espanhol ou inglês, quando for o caso); e
    • para garantir o anonimato do processo de avaliação, o arquivo não deverá conter qualquer identificação de autoria no corpo do trabalho nem nas propriedades.

3) Os autores deverão preencher a declaração de submissão disponível nos site da Revista e do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br), no ícone “RBC”, e enviá-la em arquivo suplementar no ato de submissão do trabalho.

 



DECLARAÇÃO DE SUBMISSÃO DE TRABALHO

Título do artigo:

Autor(es) / Vínculo institucional:

Classificação da Publicação:

[ ] Artigo Científico

[ ] Caso Prático/Teórico ou Opinativo

[ ] Experiência de Ensino e Aprendizagem

O(s) autor(es) deve(m) marcar os itens abaixo, declarando que o trabalho atende às seguintes regras editoriais:

[ ] O conteúdo da publicação é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

[ ] O trabalho está de acordo com as normas editoriais e não possui plágio.

[ ] O arquivo do trabalho não contém identificação do(s) autor(es).

[ ] O(s) autor(es) não possui(em) mais de cinco submissões no ano. Os casos práticos não são considerados.

[ ] Se o trabalho for aceito para publicação com ajustes, o(s) autor(es) se compromete(em) a realizar os ajustes em até 30 dias do recebimento dos pareceres.

[ ] O(s) autor(es) assegura(m) que o trabalho não foi submetido em outro periódico.

[ ] O(s) autor(es) cede(m) os direitos autorais da publicação à Revista Brasileira de Contabilidade e ao Conselho Federal de Contabilidade.

[ ] O(s) autor(es) têm ciência de que serão publicados, no máximo, dois trabalhos de sua autoria, no mesmo ano.

Cidade, data de 20....

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