Doutorado em Contabilidade no Brasil: há espaço para expansão da oferta de cursos?

  • Sandro Vieira Soares
  • Elisete Dahmer Pfitscher

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as possibilidades de criação de novos cursos de Doutorado em Contabilidade no Brasil. Com vistas a atingir esse objetivo, procedeuse a uma pesquisa com base bibliográfica e documental, por meio da qual foram analisadas informações acerca dos cursos de Doutorado em Contabilidade de instituições de ensino superior norte-americanas e sobre a oferta de cursos de Doutorado em áreas afins à Contabilidade, como Administração, Economia e Direito brasileiros. Os resultados apontaram que, para um mercado de aproximadamente 291 mil contadores registrados no Conselho Federal de Contabilidade, e para uma população de 1.052 cursos presenciais de bacharelado em Ciências Contábeis, existem apenas 4 cursos de Doutorado, enquanto que áreas como Administração, Economia e Direito, que possuem, aproximadamente, 307 mil, 45 mil e 661 mil profissionais registrados nos conselhos de classe, possuem 29, 21 e 28 cursos de Doutorado, respectivamente. A comparação com a situação norte-americana mostra uma discrepância ainda maior: enquanto no Brasil existem 4 cursos de Doutorado em Contabilidade em atividade em 2011, nos EUA existem 91 programas. Em contrapartida, os cursos brasileiros têm formado, anualmente, um número maior de doutores por curso do que os norte-americanos

Biografia do Autor

Sandro Vieira Soares
Aluno do Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina.
Elisete Dahmer Pfitscher
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Docente de Graduação e Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2013-01-07
Como Citar
SOARES, Sandro Vieira; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Doutorado em Contabilidade no Brasil: há espaço para expansão da oferta de cursos?. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 195, p. 66-81, jan. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/994>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.