NormalizaçãoContabilística Ambiental

  • Maria José da Silva Faria

Resumo

A matéria ambiental é uma das preocupações à escala mundial em várias vertentes, como a economia, a política, os negócios, as nações e a normalização. Particularmente, a normalização contabilística tem, ao longo das últimas décadas, realizado um esforço para se robustecer dos mecanismos necessários para apoio dos preparadores e utilizadores da informação económica e financeira das empresas. Ao nível internacional (IASB) os empenhos ou as dificuldades têm impedido avanços significativos. Ao nível nacional, Portugal tem-se pautado por uma crescente normalização ambiental, que apesar de tipificada na lei é, em muitos casos, ignorada em detrimento de interesses especialmente negociais e por dificuldades de relevação contabilística. Anote-se que o maior problema no âmbito do relato dos elementos ambientais, em qualquer actividade, é o valor desse elemento, a forma de aferição desse valor e o seu reconhecimento quer em contas quer nas demonstrações financeiras preconizadas no Sistema de Normalização Contabilística nacional. Assim, é objectivo deste artigo descrever o preconizado sobre itens ambientais na normalização contabilística nacional e internacional, a qual compreende poucas referências ou, referências insuficientes, ao relato ambiental. A metodologia desta pesquisa classifica-se segundo a trilogia: objectivos, procedimentos técnicos e abordagem de dados. Quanto aos objectivos trata-se de um estudo descritivo com vista a sumariar as informações ambientais que são encontradas na normalização contabilística. Quanto aos procedimentos técnicos assenta numa recensão bibliográfica e documental. A abordagem dos dados é qualitativa, pois não tem pretensão de numerar ou medir unidades mas entender o fenómeno ambiental sob a perspectiva do seu relato contabilístico.* Nesse artigo, preservamos a ortografia oriunda de Portugal.

##submission.authorBiography##

Maria José da Silva Faria
Licenciatura em Contabilidade pelo ISMAI. Pós-Graduação e Mestrado em Ciências Empresariais – Especialização em Contabilidade pela Universidade do Porto (FEP). Docente do Ensino Superior Universitário e Formadora Certificada pelo IEFP desde 2004. Contabilista e Técnica Oficial de Contas desde 2001. Coordenadora e criadora do CET de Contabilidade e Empreendedorismo Organizacional no ISMAI.
Publicado
2013-01-07
Como Citar
FARIA, Maria José da Silva. NormalizaçãoContabilística Ambiental. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 195, p. 54-65, jan. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/993>. Acesso em: 17 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.