Pesquisa-ação aplicada às Ciências Contábeis: uma possibilidade teórico-metodológica para a formação de professores

  • Isac Pimentel Guimarães

Resumo

Novo modelo de ciência e novas tendências epistemológicas emergem determinando outras formas de conceber e representar a realidade, atingindo, deste modo, diferentes áreas do conhecimento, perpassando também o discurso e as práticas pedagógicas que constroem e constituem o cotidiano da universidade. Com efeito, o presente trabalho busca refletir sobre as possibilidades teórico-metodológicas da pesquisa-ação enquanto instrumento pedagógico e científico aplicado à formação continuada de professores de Ciências Contábeis. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico, no qual se constitui de uma exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação, tomando como ponto de partida pesquisas e trabalhos científicos que analisam a pesquisa-ação nas suas mais diferentes abordagens e aplicações. Além disso, ao se buscarem amparos em referenciais teóricos por meio da revisão da literatura, identificou-se que o referido trabalho torna-se pioneiro, ao aplicar a pesquisa-ação à formação de professores-contadores no meio acadêmico brasileiro. Não obstante, constatou-se que a pesquisa-ação é um método de investigação sistemático em que os profissionais de educação contábil podem utilizar para melhorar e/ou transformar os aspectos da sua prática educativa. Sendo assim, é necessário compreender que pesquisar a própria prática constitui um desafio para os profissionais/pesquisadores contábeis que pretendem conhecer seus condicionantes e (re)significar a complexa triangulação que se organiza entre valores, teorias e processos na formação pedagógica.

##submission.authorBiography##

Isac Pimentel Guimarães
Professor Assistente de Produção Científica da Faculdade de Ciências Contábeis na Fundação Visconde de Cairu, Salvador/BA, é pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo.
Publicado
2013-01-07
Como Citar
GUIMARÃES, Isac Pimentel. Pesquisa-ação aplicada às Ciências Contábeis: uma possibilidade teórico-metodológica para a formação de professores. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 195, p. 32-53, jan. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/992>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.