Um estudo sobre as causas da evasão no ensino superior no curso de Ciências Contábeis e Atuariais

  • Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos
  • Márcio Nunes da Silva
  • Natali Pereira de Miranda

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar quais foram os fatores que ocasionaram a evasão dos alunos de Ciências Contábeis que ingressaram no período de 1999 a 2008 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e verificar sua relação com as variáveis teóricas nas políticas públicas da educação. Nas últimas décadas, o aumento de Instituições de Ensino Superior possibilita maior acesso de pessoas à educação superior, entretanto, o número de alunos que não conclui os seus cursos ou que tem dificuldades para concluí-lo causa vários problemas de ordem econômica e social. Com base nessa situação, este trabalho busca identificar os motivos pelos quais os alunos de Ciências Contábeis da UFPE não concluíram o curso, analisando também a relevância das Políticas Afirmativas para uma melhor atuação nas políticas de evasão. O método utilizado nessa pesquisa classifica-se em exploratório-descritivo. A amostra foi retirada do total de alunos evadidos no universo de 413 alunos e obteve-se como feedback uma amostra de 26% do total. Para a tabulação dos dados, foi utilizada a plataforma do Ms Excel 2007® com desvio padrão de 5%. Foi delineado o perfil do aluno evadido no período, considerando características predominantes. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para a sua evasão do curso foram, entre outros, a descoberta pelo aluno da falta de vocação e, na maioria, o trabalho (na literatura, a dificuldade de conciliação dos horários de trabalho e do curso é apontada como determinante para a evasão).

Biografia do Autor

Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Unicamp/PE (1989 ), Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC/SP (2002) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). É participante do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis PPGCC/UFPE. Atualmente, é Professora-Adjunta 2 da UFPE do DCC. Participa dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Controladoria no Nordeste/UFPE (Gecone); Ações em Rede Coordenadas no Universo Social (Arcus-UFPE).
Márcio Nunes da Silva
Possui graduação em andamento no curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica do CNPq Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Controladoria no Nordeste/UFPE (Gecone). Também faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET).
Natali Pereira de Miranda
Possui graduação em andamento no curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Publicado
2013-01-07
Como Citar
VASCONCELOS, Ana Lúcia Fontes de Souza; SILVA, Márcio Nunes da; MIRANDA, Natali Pereira de. Um estudo sobre as causas da evasão no ensino superior no curso de Ciências Contábeis e Atuariais. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 195, p. 20-31, jan. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/991>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.