O espaço do meio ambiente na Ciência Contábil: um diagnóstico entre futuros contadores e principais periódicos acadêmicos no Brasil

  • Juliano Almeida de Faria
  • Aramis Góis de Matos
  • Carine Rosendo da Mata
  • Raimundo Rosário de Jesus Júnior

Resumo

A Contabilidade é uma ciência social e o seu objetivo envolve o estudo do patrimônio das entidades, no qual, na atualidade, deve levar em consideração os aspectos socioambientais. O objetivo desta pesquisa é identificar como vem sendo tratado o tema “meio ambiente” pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis e nos principais periódicos nacionais. Especificamente, busca-se verificar a quantidade de pesquisas sobre o meio ambiente publicadas nos principais periódicos e congressos nacionais e identificar a importância dada ao tema pelos estudantes de Ciências Contábeis no ambiente acadêmico. Com enquadramento metodológico quantitativo e descritivo, faz-se também o uso de um levantamento bibliométrico e de coleta de dados na amostra. Os dados coletados na pesquisa bibliométrica permitem inferir que os artigos publicados na amostra nos últimos cinco anos  abordam de alguma forma o tema. Os congressos abriram espaço e tema específicos que contribuíram para o aumento dos estudos e publicações, demonstrando que a classe contábil está atenta e buscando respostas para as necessidades atuais da sociedade, sobretudo no que tange aos aspectos socioambientais. Os estudantes valorizam a contabilidade socioambiental, considerando-a importante para a sua formação e atuação profissional, manifestam interesse em participar de eventos e de cursar uma disciplina que trate do assunto no curso.

Biografia do Autor

Juliano Almeida de Faria
Mestre em Contabilidade, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Aramis Góis de Matos
Graduando em Contabilidade, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Carine Rosendo da Mata
Graduanda em Contabilidade, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Raimundo Rosário de Jesus Júnior
Graduando em Contabilidade, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Publicado
2013-01-07
Como Citar
FARIA, Juliano Almeida de et al. O espaço do meio ambiente na Ciência Contábil: um diagnóstico entre futuros contadores e principais periódicos acadêmicos no Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 194, p. 100-115, jan. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/987>. Acesso em: 25 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.