Educação Superior Contábil e Produção Científica: um estudo sobre a área de concentração das monografias dos formandos da Facape no período de 2006 a 2010

  • Wellington Dantas de Sousa
  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Professor e Bacharel em Ciências Contábeis Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Mestrando em Ciências Contábeis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) e Doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal.
  • Juliana da Silva Reis
  • Wilson Rolim dos Santos

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar as áreas de estudo nas quais os alunos formandos em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) desenvolveram suas monografias no período de 2006 a 2010. A monografia é um dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis na Facape. Para melhor investigar as linhas de pesquisas utilizadas pelos alunos formandos, tornou-se necessário apresentar o cenário da educação superior com enfoque no curso de Ciências Contábeis e a importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para o desenvolvimento das habilidades técnicas, científicas e intelectuais do discente/formando/profissional, além de realizar estudos anteriores sobre a produção científica na área temática. O estudo utilizou a metodologia exploratória e os procedimentos bibliográficos e documental. Como resultados da pesquisa, foram evidenciados que os temas que mais receberam monografias têm relação com o dia a dia do aluno (ambiente de trabalho) e que temas novos, pouco explorados e inéditos não são atrativos para os formandos desenvolverem suas pesquisas.

Biografia do Autor

Wellington Dantas de Sousa
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Petrolina, PE, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Noroeste de Minas – Finom. Atualmente é gerente administrativo financeiro da Biofábrica Moscamed Brasil.
Juliana da Silva Reis
Licenciada em Letras - Português, pela Universidade de Pernambuco (UPE), cursando especialização pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
Wilson Rolim dos Santos
Professor e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco.
Publicado
2013-01-07
Como Citar
SOUSA, Wellington Dantas de et al. Educação Superior Contábil e Produção Científica: um estudo sobre a área de concentração das monografias dos formandos da Facape no período de 2006 a 2010. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 194, p. 116-129, jan. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/986>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.