Custo Total de Propriedade: análise da utilização nas decisões de investimentos em bens de capital

  • Rodrigo Costa Mendes
  • João Estevão Barbosa Neto
  • Warley de Oliveira Dias

Resumo

O sucesso que as empresas pretendem alcançar em seus negócios pode ser definido nas estratégias para criar vantagens competitivas. As empresas que almejam manter-se no nível do mercado devem sempre se direcionar em busca de eficiência e criação de valor nas cadeias produtivas, devendo considerar tais ações como estratégias competitivas. Nesse contexto, o Custo Total de Propriedade (TCO) pode se configurar uma importante ferramenta estratégica para a tomada de decisão dos gestores, baseada na continuidade e no retorno do investimento realizado. Assim, o presente trabalho teve como objetivo verificar se empresas do setor industrial utilizam o TCO nas decisões de investimentos em bens de capital. Para atingir o objetivo, realizou-se um estudo descritivo por meio de questionário, aplicado aos controllers de compras de quatro empresas. Constatou-se que as empresas analisadas utilizam vários elementos do TCO como ferramenta estratégica de custos, embora, parte delas afirme desconhecer o referido modelo conceitual.

Biografia do Autor

Rodrigo Costa Mendes
Especialista em Gestão – Ênfase em Finanças - Fundação Dom Cabral
João Estevão Barbosa Neto
Mestre em Ciências Contábeis - UFMG
Warley de Oliveira Dias
Mestre em Ciências Contábeis - UFMG
Publicado
2013-01-07
Como Citar
MENDES, Rodrigo Costa; NETO, João Estevão Barbosa; DIAS, Warley de Oliveira. Custo Total de Propriedade: análise da utilização nas decisões de investimentos em bens de capital. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 194, p. 86-99, jan. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/985>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.