Benefícios a empregados: um estudo acerca das práticas de evidenciação contábil adotadas por empresas brasileiras em 2009 quanto aos planos de previdência complementar patrocinados

  • Rodrigo Luz e Silva
  • Joanília Neide de Sales Cia

Resumo

No contexto do processo de harmonização contábil às normas internacionais de contabilidade, destacam-se as normas que regem a evidenciação de informações atinentes aos planos de previdência complementar administrados por entidades fechadas de previdência complementar nas demonstrações contábeis de suas respectivas entidades patrocinadoras, dada a complexidade e relevância apresentada por tal matéria. Esse estudo teve por objetivo analisar, com referência a 2009, a aderência apresentada por determinadas entidades patrocinadoras, conforme grade amostral previamente selecionada, quanto ao estipulado no quadrante normativo nacional, expressando-se, por conseguinte, considerações quanto às principais diferenças e similaridades verificadas entre as normas brasileiras e as normas internacionais. Os resultados apurados pelo presente estudo sinalizam que, em geral, as entidades analisadas preocuparam-se em evidenciar as informações requeridas pela CVM 371/00, apresentando um bom índice de observância, observandose, contudo, falta de uniformidade e clareza nas informações apresentadas, bem como uma omissão generalizada quanto a determinados quesitos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luz e Silva
Graduação em Ciências Contábeis - FEA/USP
Joanília Neide de Sales Cia
Doutorado em Administração de Empresas. Professora Doutora - FEA/USP
Publicado
2013-01-07
Como Citar
SILVA, Rodrigo Luz e; CIA, Joanília Neide de Sales. Benefícios a empregados: um estudo acerca das práticas de evidenciação contábil adotadas por empresas brasileiras em 2009 quanto aos planos de previdência complementar patrocinados. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 194, p. 70-85, jan. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/984>. Acesso em: 25 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.