Relação entre cultura organizacional e qualidade dos serviços prestados por escritórios de contabilidade

  • Rodrigo Fernandes Malaquias

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar uma possível associação entre cultura organizacional e a qualidade dos serviços prestados por escritórios de contabilidade. Estudos sugerem que a cultura organizacional pode apresentar impacto no desempenho das empresas, e o estudo desse impacto no desempenho de empresas prestadoras de serviço já foi alvo também de outros trabalhos, mas, não, em específico de escritórios de contabilidade. Para se atingir o citado objetivo, realizou-se um estudo descritivo com abordagem quantitativa em que o instrumento de coleta de dados foi um questionário adaptado de pesquisas anteriores. Tal questionário é composto de 60 questões, avaliadas de acordo com a escala no formato Likert de cinco pontos. As estatísticas utilizadas na análise foram basicamente: Alfa de Cronbach, teste t, correlação de Spearman e regressão linear simples. Os resultados sugerem que fatores como a satisfação, o bem-estar dos funcionários, as práticas de integração externas e o relacionamento interpessoal apresentamse associados à qualidade na prestação de serviços nas empresas em questão, sendo tal relação representada por um coeficiente de correlação positivo e estatisticamente significativo.

##submission.authorBiography##

Rodrigo Fernandes Malaquias
Possui graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Controladoria e Finanças, Mestrado em Administração e é Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/ FGV). É professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (Facic/UFU).
Publicado
2013-01-07
Como Citar
MALAQUIAS, Rodrigo Fernandes. Relação entre cultura organizacional e qualidade dos serviços prestados por escritórios de contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 194, p. 58-69, jan. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/983>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.