Tratamento do Ativo Imobilizado conforme as Normas Internacionais de Contabilidade e os impactos da utilização do deemed cost

  • Alfredo Dirceu da Rosa

Resumo

Com as alterações trazidas às normas brasileiras pelas normas internacionais de contabilidade, torna-se de suma importância o estudo de suas alterações e impactos. O presente trabalho consiste de uma pesquisa descritiva que tem por objetivo abordar com praticidade o foco principal das alterações realizadas na forma de contabilização de ativos imobilizados, bem como avaliar os impactos mais relevantes. Com base numa revisão literária e legislativa sobre o assunto, demonstram-se exemplos práticos de aplicação das normas para o ativo imobilizado. Faz-se, também, um estudo de caso a fim de verificar os impactos da aplicação do conceito de custo atribuído (deemed cost), elegendo-o como a principal alteração, ou seja, a que mais tem reflexos nas Demonstrações Financeiras neste primeiro momento. Segundo as normas internacionais, a Contabilidade deve espelhar a essência econômica das empresas, em se tratando de ativos imobilizados; será necessário calcular a depreciação conforme o seu uso efetivo. Isso significa estimar por quanto tempo se espera utilizálo, ou seja, sua vida útil e por quanto ele poderá ser negociado ao fim desta, bem como revisar esta estimativa periodicamente. Contudo, na adoção inicial, as empresas em geral podem verificar bens que estejam demasiadamente desvalorizados; devese atribuir como custo inicial o valor justo do bem. Esta prática é conhecida internacionalmente como deemed cost e tem impacto relevante no caso estudado.ErramosNa página 63, o Quadro 5 saiu repetido e o quadro 6 não foi publicado. Segue o quadro correto: clique aqui

##submission.authorBiography##

Alfredo Dirceu da Rosa
Graduado em Ciências Contábeis pela Unicentro e pós-graduado pela Unioeste. Atua como auditor independente na região oeste do Paraná. Possui mais de cinco anos de experiência na área contábil.
Publicado
2012-08-14
Como Citar
ROSA, Alfredo Dirceu da. Tratamento do Ativo Imobilizado conforme as Normas Internacionais de Contabilidade e os impactos da utilização do deemed cost. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 193, p. 54-65, ago. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/976>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.