Reflexão sobre controles gerenciais em face da fraude contábil no Banco Panamericano

  • Ana Maria Bernes Pereira Estudante do último ano do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do vale do Paraíba / Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação localizada à Avenida Shishima Hifumi, 2911, Urbanova, São José dos Campos – São Paulo. Experiência de cinco anos na área contábil como auxiliar contábil em escritório de contabilidade na cidade de São José dos Campos.
  • José César de faria

Resumo

A ocorrência de fraude no Banco PanAmericano colocou em evidência as questões referentes aos controles gerenciais utilizados nas empresas. Esse assunto é atual e evidencia a importância da boa administração dos controles internos, questão esta comum a todas as empresas. Neste artigo, objetivou-se explorar as falhas no gerenciamento dos controles internos do Banco PanAmericano que levaram à ocorrência de fraude contábil, após dezesseis anos sem acontecimento semelhante no setor bancário do País. Utilizou-se de pesquisas bibliográficas em artigos científicos, revistas e sites relacionados à Contabilidade. Embasados nas pesquisas e análises, conclui-se que, mesmo com os controles internos vigentes, os sócios do Banco PanAmericano deveriam ter participado mais efetivamente da administração e da auditoria externa realizada na empresa, pois, dessa forma, poderiam ter percebido as atitudes por parte dos funcionários que resultaram na ocorrência da fraude.

Biografia do Autor

Ana Maria Bernes Pereira, Estudante do último ano do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do vale do Paraíba / Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação localizada à Avenida Shishima Hifumi, 2911, Urbanova, São José dos Campos – São Paulo. Experiência de cinco anos na área contábil como auxiliar contábil em escritório de contabilidade na cidade de São José dos Campos.
Mestre em Contabilidade - Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)
José César de faria
Mestre em Contabilidade pela PUC-SP com mais de 30 anos de experiência profissional. Atuou como executivo da área contábil tanto no Brasil como na América Latina em empresas multinacionais. Atualmente é professor na área Contábil/Financeira na Graduação e Pós-graduação na UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) em São José dos Campos, SP
Publicado
2012-08-14
Como Citar
PEREIRA, Ana Maria Bernes; FARIA, José César de. Reflexão sobre controles gerenciais em face da fraude contábil no Banco Panamericano. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 193, p. 30-39, ago. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/974>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.