A percepção dos atacadistas de produtos alimentícios de Florianópolis sobre a utilização das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e)

  • Bianca dos Santos
  • Maria Denize Henrique Casagrande
  • Neri Muller

Resumo

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um subprojeto do Governo que visa substituir a maneira como são documentadas as transações comerciais com mercadorias. A pesquisa descritiva desenvolvida neste artigo tem como objetivo conhecer e analisar as percepções dos responsáveis pela emissão das NF-e, em empresas estabelecidas no Município de Florianópolis (SC), e necessariamente enquadradas no ramo de comércio atacadista de produtos alimentícios em geral. Esta pesquisa encontra-se fundamentada em um estudo sistematizado de pesquisas realizadas sobre o assunto para complementar o referencial teórico, o qual é baseado essencialmente na legislação sobre a NF-e. Para a abordagem e percepção dos fatos, foram utilizados o método da pesquisa qualitativa e a análise interpretativa para facilitar a avaliação dos dados coletados. Como técnica de coleta de dados, foi aplicado um questionário para avaliar a opinião desses contribuintes que são obrigados a emitir notas fiscais de maneira eletrônica. Os resultados alcançados por esta pesquisa indicam que a implantação da NF-e pelas empresas, cuja atividade seja comércio atacadista de produtos alimentícios, proporcionou benefícios reais para esses estabelecimentos, além de revelar um apanhado de perspectivas positivas para o futuro.
Publicado
2012-08-14
Como Citar
SANTOS, Bianca dos; CASAGRANDE, Maria Denize Henrique; MULLER, Neri. A percepção dos atacadistas de produtos alimentícios de Florianópolis sobre a utilização das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 193, p. 16-29, ago. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/972>. Acesso em: 25 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.