O ensino jurídico nos cursos de Ciências Contábeis

  • Vilmar Antonio da Silva

Resumo

Este trabalho analisa a experiência ensino-aprendizagem que se dá nos cursos de Ciências Contábeis, focando as disciplinas jurídicas, apresentando os óbices que tais matérias enfrentam, fazendo uma análise histórica do ensino superior e suas mazelas e buscando analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos cursos contábeis no caminhar rumo à excelência no ensino. Com o objetivo de se entender as razões das dificuldades e as posições dos doutrinadores acerca de possíveis soluções, este trabalho discorre sobre a fragilidade do ensino médio, que entrega alunos mal preparados que terão professores com pouca ou nenhuma formação pedagógica, alunos esses que demonstram pouco interesse e comprometimento com o nível de aprendizagem, cedendo a seduções midiáticas cada vez mais irresistíveis, em confronto direto com metodologias pouco atrativas dos docentes de cursos superiores. Finalmente, traz-se para este trabalho análises de doutrinadores renomados, somados a alguma experiência do autor, buscando oferecer ao leitor uma contribuição que pode ser útil para reflexão construtiva das práticas pedagógicas nos cursos de Ciências Contábeis.

##submission.authorBiography##

Vilmar Antonio da Silva
Especialista em educação e graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera Rondonópolis-MT. Atua como professor da Faculdade Cathedral de Boa Vista-RR no curso de Direito com as disciplinas de Direito Civil e no curso de Ciências Contábeis, as disciplinas de Direito (IDPP, Direito Comercial e Legislação Societária, Direito Trabalhista).
Publicado
2014-01-07
Como Citar
SILVA, Vilmar Antonio da. O ensino jurídico nos cursos de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 192, p. 60-69, jan. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/969>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.