O ensino jurídico nos cursos de Ciências Contábeis
Resumo
Este trabalho analisa a experiência ensino-aprendizagem que se dá nos cursos de Ciências Contábeis, focando as disciplinas jurídicas, apresentando os óbices que tais matérias enfrentam, fazendo uma análise histórica do ensino superior e suas mazelas e buscando analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos cursos contábeis no caminhar rumo à excelência no ensino. Com o objetivo de se entender as razões das dificuldades e as posições dos doutrinadores acerca de possíveis soluções, este trabalho discorre sobre a fragilidade do ensino médio, que entrega alunos mal preparados que terão professores com pouca ou nenhuma formação pedagógica, alunos esses que demonstram pouco interesse e comprometimento com o nível de aprendizagem, cedendo a seduções midiáticas cada vez mais irresistíveis, em confronto direto com metodologias pouco atrativas dos docentes de cursos superiores. Finalmente, traz-se para este trabalho análises de doutrinadores renomados, somados a alguma experiência do autor, buscando oferecer ao leitor uma contribuição que pode ser útil para reflexão construtiva das práticas pedagógicas nos cursos de Ciências Contábeis.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
SILVA, Vilmar Antonio da.
O ensino jurídico nos cursos de Ciências Contábeis.
Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 192, p. 60-69, jan. 2014.
ISSN 2526-8414.
Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/969>. Acesso em: 12 abr. 2021.
Edição
Seção
Artigos
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