Profissionalização Contábil: uma revisão da literatura

  • João Carlos Hipólito B. do Nascimento
  • Juliana da Silva Reis
  • Wellington Dantas de Sousa

Resumo

No atual processo de convergência ao International Financial Reporting Standards (IFRS), que, entre outros objetivos, visa agregar maior transparência, credibilidade e comparabilidade das normas contábeis ao um único modelo internacional, os contabilistas passam por um momento ímpar de valorização profissional. Entre outros aspectos, este momento tende a elevar a relevância do organismo profissional e, consequentemente, fortalecer sua legitimidade como órgão independente e forte. Este trabalho de revisão argumenta sobre o papel da profissionalização contábil. A utilização de conceitos sociológicos na abordagem da temática, especialmente de Max Weber, foi a principal tendência notada nas publicações internacionais nos últimos anos. Variáveis como o código de ética, o colonialismo, cultura e outras forças internas, a exportação dos exames de qualificação, a importação direta de normas por parte das colônias, a migração, a mobilidade geográfica, o estabelecimento de credenciais e o contexto socioeconômico e político tiveram suas influências sobre a profissionalização estudada. O tema mostra-se pertinente, tendo em vista que o aprofundamento da temática possibilita uma melhor compreensão da forma como a profissão se desenvolveu e, principalmente, como se comportará no futuro próximo.

Biografia do Autor

João Carlos Hipólito B. do Nascimento
Professor e Bacharel em Ciências Contábeis Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), mestrando em Ciências Contábeis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE) e doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal.
Juliana da Silva Reis
Licenciada em Letras - Português, pela Universidade de Pernambuco (UPE), cursando especialização pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
Wellington Dantas de Sousa
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Petrolina, PE, pós-graduando em Contabilidade Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Atualmente é gerente administrativo financeiro da Biofábrica Moscamed Brasil.
Publicado
2012-07-31
Como Citar
NASCIMENTO, João Carlos Hipólito B. do; REIS, Juliana da Silva; SOUSA, Wellington Dantas de. Profissionalização Contábil: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 192, p. 46-59, jul. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/968>. Acesso em: 18 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.