Análise de aderência dos currículos do curso de graduação em Ciências Contábeis a distância no Estado de Minas Gerais

  • Elizabete Marinho Serra Negra
  • Ana Paula Costa E Silva
  • Michelle Jordão Muradas

Resumo

Oobjetivo deste trabalho foi analisar, comparativamente, os currículos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis ofertados na modalidade “a distância”, no Estado de Minas Gerais, para verificar se atendem aos elementos estruturais da grade curricular definida pelo Ministério da Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou análise documental. Os resultados apontam que existem divergências entre as informações relacionadas à grade curricular encontradas nos site do e-MEC e sites institucionais; constatou-se uma aderência parcial entre as grades curriculares das IES com o definido pela Resolução CNE/CES n.º 10/04; algumas IES não atendem ao quesito cargahorária mínima estabelecida pela Resolução CNE/CES n.º 2/07; e disciplinas consideradas importantes na formação profissional não são ofertadas. O estudo apontou a necessidade de reestruturação curricular dos cursos de Ciências Contábeis, uma vez que essas estruturas ofertadas pelas IES atendem parcialmente aos elementos básicos preconizados na legislação.

Biografia do Autor

Elizabete Marinho Serra Negra
Doutoranda em Administração pela UNR. Mestre em Contabilidade (FVC). Pós-graduada em Perícia Contábil e Bacharel em Ciências Contábeis (UnilesteMG). Professora e pesquisadora do UnilesteMG. Autora de vários artigos e trabalhos sobre contabilidade, perícia e auditoria. Co-autora de livro publicado pelas editoras Atlas e Juruá. Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis.
Ana Paula Costa E Silva
Graduada em Ciência da Computação, pósgraduado em Informática na Educação e mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB). Atuação: Planejamento e Gerenciamento de Cursos a Distância, Aprendizagem Cooperativa, Tecnologias Educacionais, Software Educativo. Diretora dos Cursos de Pós-Graduação e Extensão da Católica Virtual (UCB) e professora no curso de Especialização em EAD (UCB).
Michelle Jordão Muradas
Graduada nos cursos de Pedagogia e Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e Mestre em Educação - Formação de Professores (UCB). Doutoranda em Educação. Coordenadora e professora no curso de Especialização em EAD (UCB). Trabalha na Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1997.
Publicado
2012-07-31
Como Citar
NEGRA, Elizabete Marinho Serra; SILVA, Ana Paula Costa E; MURADAS, Michelle Jordão. Análise de aderência dos currículos do curso de graduação em Ciências Contábeis a distância no Estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 192, p. 32-45, jul. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/967>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.