Retorno sobre educação: estudo dos egressos em Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília (UCB)

  • Idalberto José das Neves Júnior
  • Carla de Lacerda Segala Dourado
  • Thâmila Caroline da Cruz C. Rodrigues

Resumo

O estudo sobre a atuação dos egressos em Ciências Contábeis é fator relevante para investigar a contribuição do curso superior em sua vida profissional e evidenciar o status da profissão no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a atuação dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília (UCB) no mercado de trabalho. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo com esses egressos que concluíram o Bacharelado no período de 2005 a 2007. De um total de 167 bacharéis, 52 participaram da pesquisa. Como resultado, verificou-se que a maioria dos entrevistados concorda que a profissão tem boas perspectivas para o mercado de trabalho, pois, de forma geral, os egressos do curso estão satisfeitos com a área contábil, não encontrando dificuldades para ingressar neste meio, e percebendo, em termos salariais, significativa melhora após a conclusão do curso, seguindo assim uma tendência internacional para quem investe em conhecimento. Observou-se que os fatores fundamentais para o sucesso na profissão são responsabilidade, atualização em relação à legislação, dedicação e comportamento ético.

Biografia do Autor

Idalberto José das Neves Júnior
Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela UCB. Graduado em Ciências Contábeis e Tecnólogo em Processamento de Dados. Professor e Assessor do Curso de Ciências Contábeis da UCB. Gerente de Divisão da Diretoria de Controladoria do Banco do Brasil.
Carla de Lacerda Segala Dourado
Bacharel em Ciências Contábeis pela UCB. Servidora Pública Distrital – Técnico em Administração Pública da SEJUS.
Thâmila Caroline da Cruz C. Rodrigues
Bacharel em Ciências Contábeis pela UCB. Auxiliar Contábil – Escritório de Contabilidade Temática.
Publicado
2012-07-31
Como Citar
JÚNIOR, Idalberto José das Neves; DOURADO, Carla de Lacerda Segala; RODRIGUES, Thâmila Caroline da Cruz C.. Retorno sobre educação: estudo dos egressos em Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília (UCB). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 192, p. 14-31, jul. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/966>. Acesso em: 20 nov. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.