O neopatrimonialismo contábil como caminho competente para a construção da prosperidade social

  • Aline Melo de Freitas

Resumo

O mundo passou por expressivas mudanças e o atual cenário aponta para uma nova realidade, que exige o enriquecimento teórico e o aproveitamento dos estudos contábeis. A Contabilidade clama por um direcionamento mais científico em suas pesquisas como forma de superar a visão mecanicista a ela atribuída no decorrer dos séculos. A escola Neopatrimonialista oferece um novo método de observação da movimentação patrimonial, analisado sob o prisma das funções sistemáticas, com foco na eficácia e na prosperidade social. Esse trabalho visa reafirmar que essa ciência não se resume apenas aos demonstrativos, mas que desempenha relevante função no contexto social e é detentora de parte da responsabilidade pela geração do bemestar coletivo, possuindo autoridade científica para contribuir com novos métodos de se obterem informações capazes de auxiliar no desenvolvimento social.

##submission.authorBiography##

Aline Melo de Freitas
Técnica em Contabilidade. Bacharel em Contabilidade pela Faculdade Santa Helena, Recife/PE. Concursos Técnica em Contabilidade: 1º lugar para Prefeitura de Vitória de Santo Antão/ PE, 2º lugar para Prefeitura de Vicência/PE, 9º lugar no IASC - Recife/PE. Atualmente Contadora da Câmara de Vereadores do Ipojuca/PE. Membro da Associação Cientifica Internacional Neopatrimonialista (Acin).
Publicado
2012-07-31
Como Citar
FREITAS, Aline Melo de. O neopatrimonialismo contábil como caminho competente para a construção da prosperidade social. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 191, p. 60-75, jul. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/961>. Acesso em: 20 nov. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.