Contabilidade Ambiental: a realização e a evidenciação contábil de ações ambientais pelas empresas moveleiras associadas à Simovale/Amoesc

  • Ana Lucister Welter
  • Alex Fabiano Bertollo Santana

Resumo

Com a industrialização do século XVIII, as empresas iniciaram um processo de produção acelerado, com o objetivo de produzir cada vez mais e mais. Com isso, a necessidade de recursos naturais começou a aumentar, e o que antes significava matéria-prima abundante e barata, hoje vê-se extinguindo. Surge uma conscientização universal de preservação ambiental para evitar a degradação integral do planeta. Nesse contexto, a Contabilidade alia-se a este objetivo, colaborando como ferramenta de mensuração e evidenciação das responsabilidades ambientais de cada ente. Ao preocuparem-se com o meio em que a sociedade e ela própria estão inseridas, as empresas poluidoras apoiam-se nos demonstrativos contábeis para prestar contas de suas obrigações e para divulgar sua responsabilidade socioambiental. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa quali-quantitativa com as empresas moveleiras associadas à Simovale/Amoesc, com o intuito de analisar se elas realizam ações voltadas à preservação ambiental e as evidenciam nos demonstrativos contábeis. Percebeu-se que apenas uma pequena parcela da amostra possui políticas ambientais implantadas e as divulga nos demonstrativos, principalmente pelo fato de ainda perceberem esses gastos como despesas, sem a visão de investimento.

Biografia do Autor

Ana Lucister Welter
Acadêmica do 8° Semestre - Ciências Contábeis.
Alex Fabiano Bertollo Santana
Mestre em Ciências Contábeis com ênfase em Finanças Corporativas e Controladoria pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Gestão Financeira pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Cruz Alta. Atualmente Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da HORUS Faculdades, Pinhalzinho/SC.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
WELTER, Ana Lucister; SANTANA, Alex Fabiano Bertollo. Contabilidade Ambiental: a realização e a evidenciação contábil de ações ambientais pelas empresas moveleiras associadas à Simovale/Amoesc. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 187, p. 74-89, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/931>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.