A importância da disciplina Mercado de Capitais na visão dos egressos do curso de Ciências Contábeis

  • Ananias Francisco dos Santos
  • Marcos Alexandre Greuel
  • Jorge Ribeiro de Toledo Filho

Resumo

A o Bacharel em Ciências Contábeis, no exercício de suas inúmeras funções, cabe acompanhar a evolução do mercado financeiro para atuar nessa área de conhecimento bastante concorrida. Na atuação como analista de mercado, o profissional precisa conhecer toda a estrutura do Sistema Financeiro Nacional, além de acompanhar todo o processo de globalização que envolve esse mercado. É com essa preocupação que os cursos de graduação em Ciências Contábeis incluíram na sua grade curricular a disciplina Mercado de Capitais. Essa pesquisa teve por objetivo analisar a importância da disciplina Mercado de Capitais do curso de Ciências Contábeis na visão dos egressos da Faculdade Metropolitana de Blumenau (Fameblu) do Grupo Uniasselvi. A metodologia adotada nessa pesquisa foi desenvolvida em três etapas: a primeira foi relativa aos procedimentos exploratórios; em seguida, foi definido o instrumento de coleta de dados; e, por último, o trabalho empírico. Os dados coletados foram avaliados por meio de técnicas estatísticas, tais como: análise descritiva, análise de regressão e análise de cluster. Pelo resultado das médias apresentadas, é possível perceber, com maior clareza, o posicionamento dos egressos do curso de Ciências Contábeis em relação aos construtos de referência do estudo. É possível entender que, nessa avaliação, a disciplina Mercado de Capitais é tida como importante para o curso e para a atuação profissional. Outro aspecto importante é com relação aos autores que abordam o tema em estudo. Na visão dos egressos, é importante conhecê-los para que possam aproveitar melhor a disciplina. Conclui-se que os resultados do estudo indicaram que a área de Mercado de Capitais agradou uma boa parte dos egressos do curso de Ciências Contábeis. Os mais entusiasmados com a área não possuem um domínio consistente das habilidades de analisar o Mercado de Capitais, demonstrando que o processo de ensino da disciplina precisa ser revisto e que os atuais graduandos precisam obter mais segurança em utilizar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Biografia do Autor

Ananias Francisco dos Santos
Mestrando em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade Tributária; graduado em Ciências Contábeis; professor de graduação das seguintes disciplinas: Perícia Contábil, Contabilidade e Planejamento Tributário e Contabilidade Gerencial na FAE – Blumenau.
Marcos Alexandre Greuel
Mestrando em Ciências Contábeis, Especialista em Gestão Empresarial (FGV) e graduado em CC. Consultor de empresas nas áreas de Planejamento Estratégico, Sincronismo Organizacional, Gestão de Processos, PLM – Ciclo de Vida dos Produtos, Balanced Scorecard (BSC) e gestão do conhecimento; Professor de pó-sgraduação e graduação, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Uniasselvi-SC
Jorge Ribeiro de Toledo Filho
Orientador
Publicado
2012-04-11
Como Citar
SANTOS, Ananias Francisco dos; GREUEL, Marcos Alexandre; FILHO, Jorge Ribeiro de Toledo. A importância da disciplina Mercado de Capitais na visão dos egressos do curso de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 187, p. 60-73, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/930>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.