Análise do potencial de geração e manutenção do Valor Econômico Agregado no setor petrolífero mundial

  • Julio Henrique Machado
  • Rubens Fama
  • Carlos Roberto de Godoy

Resumo

O fato de as reservas restantes de petróleo estarem em águas profundas faz com que o setor petrolífero demande investimentos consideráveis em atividades de exploração e produção (E&P). Aliada à necessidade de captação de recursos está o objetivo das companhias de maximizar o valor econômico dos acionistas, fazendo com que as petrolíferas precisem ter um desempenho satisfatório. Nesse contexto, o trabalho desenvolveu-se com o objetivo de analisar a capacidade das empresas deste setor em criar valor econômico e mantê-los consistentes no longo prazo. A amostra estudada é composta por 7 companhias integradas listadas na New York Stock Exchange (NYSE). Efetuou-se um estudo de correlação, considerando as atividades de E&P como variável independente e o Valor Econômico Agregado (EVA) como variável dependente no período de 2003 a 2007. Observou-se que não há uma tendência relevante de correlação entre as variáveis, pois o EVA recebeu forte influência do preço de mercado do óleo. Nota-se que as reservas do óleo estão em declínio devido à dificuldade em sua reposição, o que representa incerteza quanto à geração de valor econômico neste setor, considerando o longo prazo.

Biografia do Autor

Julio Henrique Machado
Mestre em Ciências Contábeis pela PUCSP.Especialista MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças pela FEARP-USP e Bournville Business College – Londres/Inglaterra. Professor e coordenador de Pesquisa e Extensão da Libertas Faculdades Integradas de São Sebastião do Paraíso-MG.
Rubens Fama
Doutor em Administração pela FEA/USP. Professor Titular da FEA/USP e FEA/PUC-SP.
Carlos Roberto de Godoy
Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor Titular da FEARP/USP.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
MACHADO, Julio Henrique; FAMA, Rubens; GODOY, Carlos Roberto de. Análise do potencial de geração e manutenção do Valor Econômico Agregado no setor petrolífero mundial. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 187, p. 46-59, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/929>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.