Aplicação comparativa de indicadores para gestão de contas a receber e a pagar: estudo de caso em empresa fabril

  • Rodney Wernke
  • Marluce Lembeck
  • Adriana Mendes

Resumo

Relata estudo de caso que teve por objetivo verificar a aplicabilidade de indicadores para gestão de contas a receber e a pagar em uma fábrica de molduras. Utilizou-se metodologia do tipo descritiva, no formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Inicialmente, foi efetuada uma revisão da literatura, enfocando os conceitos envolvidos na pesquisa, como Prazo Médio, Prazo Médio Linear e Duration, mostrando seus principais aspectos, como calculá-los e interpretá-los. Na sequência, foram descritas as etapas percorridas para apurar os indicadores citados no ambiente administrativo da empresa em tela e foram comentados os resultados apurados. Concluiu-se pela aplicabilidade desses parâmetros no contexto dessa organização, bem como ficou evidente a importância do conhecimento desses indicadores para melhorar o desempenho da gestão financeira da entidade.

Biografia do Autor

Rodney Wernke
Contador, Doutor em Eng. Produção/UFSC, Prof. Universitário/Unisul.
Marluce Lembeck
Contadora, Especialização em Contabilidade Gerencial/UNISUL, MBA em Gestão Empresarial/FGV, Profa. Universitária/Unisul.
Adriana Mendes
Administradora.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
WERNKE, Rodney; LEMBECK, Marluce; MENDES, Adriana. Aplicação comparativa de indicadores para gestão de contas a receber e a pagar: estudo de caso em empresa fabril. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 187, p. 32-45, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/928>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.