Aplicação e comparação dos métodos de custeio baseado em Atividades e Variável: Um estudo de caso na produção de radiofármacos

  • Joselfina Maria da Silva Esteves
  • Desiree M. Zouain
  • Tania Regina Sordi Relvas

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo comparar os resultados obtidos com a aplicação dos métodos de Custeio Baseado em Atividades e do método de Custeio Variável na Instalação de Radiofarmácia do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), sendo esta uma unidade de produção de radiofármacos e de pesquisas. Diante da necessidade de se adotar uma visão mais econômica e gerencial da administração pública, a investigação proporcionou informações que permitem avaliar qual dos dois métodos de custeio se mostra mais adequado para a gestão de custos naquela unidade. A pesquisa realizada é de natureza exploratória, bibliográfica e estudo de caso único. Foram rastreados 80% dos custos relevantes por observação in loco de todo o processo de fabricação do gerador de tecnécio, por ser este o principal produto. Pelo fato de que a produção é sob demanda, o resultado operacional não se altera com a utilização de um ou outro método de custeio. A pesquisa revelou, contudo, que ambos os métodos propiciam informações úteis para gestão e otimização dos custos e dos resultados dos processos/atividades, e que os dois métodos podem ser utilizados de forma integrada, permitindo que se utilize o melhor conteúdo informativo de ambos.

Biografia do Autor

Joselfina Maria da Silva Esteves
Contadora (CRC-SP 112881), Mestre em Ciências na Tecnologia Nuclear–Aplicações com Ênfase em Gestão Tecnológica pelo IPEN/Universidade de São Paulo, MBA em Gestão Tecnológia pelo IPEN/Universidade de São Paulo.
Desiree M. Zouain
Professora Doutora do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN-Universidade de São Paulo e Coordenadora de Projetos do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo.
Tania Regina Sordi Relvas
Professora Doutora. do Departamento. de Contabilidade da FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
ESTEVES, Joselfina Maria da Silva; ZOUAIN, Desiree M.; RELVAS, Tania Regina Sordi. Aplicação e comparação dos métodos de custeio baseado em Atividades e Variável: Um estudo de caso na produção de radiofármacos. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 187, p. 18-31, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/927>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.