A prática pedagógica do “bom” professor de Contabilidade na percepção discente

  • Vilma Vieira Miao Oliveira CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado na qual se analisou a prática docente em um curso superior de Ciências Contábeis, na perspectiva dos alunos, procurando compreender em que medida a prática pedagógica se relaciona com a qualidade do ensino. A pesquisa se fundamenta em estudos críticos de educação e se caracteriza como descritiva e de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com doze estudantes do curso. Concluiu-se que os alunos valorizam as características afetivas e o bom relacionamento interpessoal estabelecidos pelos professores. Quando o professor sabe ouvir e estabelece uma relação de respeito com o aluno, a aprendizagem flui com mais qualidade. Assim, o “bom” professor de Contabilidade está relacionado aos aspectos afetivos e à forma como o docente desenvolve os conteúdos de sua disciplina. Ter amor à profissão, ter paixão, gostar do que faz, ter vocação, saber contextualizar, valorizar as potencialidades dos alunos e ter um relacionamento mais humano são características marcantes que contribuem para a qualidade do ensino desse professor na percepção dos alunos.

Biografia do Autor

Vilma Vieira Miao Oliveira, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Contadora, Mestranda em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML - Ribeirão Preto); Mestre em Administração de Empresas e Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura – Espanha; Pós-Graduada (especialização) pela FACEF (Franca-SP) em Administração Financeira, Auditoria e Recursos Humanos. Professora da Libertas-Faculdades Integradas de São Sebastião do Paraíso-MG.
Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Doutora em Educação (Unesp/ Araraquara), Mestre em Ciências Sociais (PUC – São Paulo); docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML – Ribeirão Preto); docente do Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro do grupo de pesquisa Currículo, História e Poder.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
OLIVEIRA, Vilma Vieira Miao; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. A prática pedagógica do “bom” professor de Contabilidade na percepção discente. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 187, p. 6-17, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/925>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.