Tratamento contabilístico das licenças de emissão de gases com efeito de estufa: o caso português

  • Maria do Céu Almeida CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Fábio de Albuquerque
  • Ana Raquel Fernando

Resumo

A problemática das alterações climáticas tem sido considerada por alguns especialistas como um dos maiores desafios de carácter ambiental dos últimos anos. A emissão de gases com efeito de estufa insere-se nesse contexto como um factor de particular agravamento das alterações climáticas. Numa primeira fase, esta pesquisa passará por identificar, através da análise dos normativos contabilísticos aplicáveis em Portugal, a problemática da comparabilidade relativamente ao tratamento contabilístico das licenças de emissão. Na sequência, através de uma pesquisa de carácter exploratória e qualitativa, serão analisados os Relatórios de Gestão, Demonstrações Financeiras (incluindo uma análise ao Anexo) e Relatórios de Sustentabilidade relativos ao período de 2004 a 2008 no sentido de analisar o grau de divulgação relacionado com tais matérias por parte das entidades que compõem o universo deste estudo, nomeadamente, as entidades com valores mobiliários admitidos à negociação em mercado regulamentado português. Através da análise de conteúdo da informação divulgada, e com recurso a medidas descritivas, obtiveram-se indícios da existência de um grau ainda incipiente de divulgação por parte de tais entidades relativamente às licenças de emissão.Observação: A RBC preservou, neste artigo, a ortografia oriunda de Portugal.

Biografia do Autor

Maria do Céu Almeida, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Revisora e Técnica Oficial de Contas, professora coordenadora no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) na área científica da Contabilidade, com larga experiência em formação em matérias relativas ao Relato Empresarial e Normas Internacionais de Contabilidade. Doutorada em Ciências Empresariais com especialização em Contabilidade pela Universidade Autónoma de Madrid. Licenciada em Organização e Gestão de Empresas e Mestre em Estatística e Sistemas de Informação pelo ISEG, é ainda autora de vários artigos técnicos e científicos.
Fábio de Albuquerque
Técnico Oficial de Contas. Licenciado em Contabilidade e Mestre em Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Actualmente frequenta o doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais na Universidade da Extremadura, Espanha. Docente no ISCAL, formador em matérias relativas ao Relato Empresarial e Normas Internacionais de Contabilidade, é ainda autor de vários artigos técnicos e científicos.
Ana Raquel Fernando
Mestranda em Contabilidade e Gestão das Instituições Financeiras pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), estando a elaborar, actualmente, a dissertação. Licenciada em Contabilidade e Administração pelo ISCAL.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
ALMEIDA, Maria do Céu; DE ALBUQUERQUE, Fábio; FERNANDO, Ana Raquel. Tratamento contabilístico das licenças de emissão de gases com efeito de estufa: o caso português. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 186, p. 52-67, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/921>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.