O analfabetismo funcional e seu impacto à utilização das informações contábeis

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Romério Pereira Galvão
  • Juliana da Silva Reis

Resumo

O analfabetismo funcional é um custo intangível que acarreta em obstáculos ao desenvolvimento tecnológico, inibindo a inovação. Pesquisas recentes indicam sua ocorrência em cerca de 20% do quadro funcional das organizações, acarretando em perdas anuais de 6 bilhões de dólares em todo o mundo. No Brasil, cerca de 75% da população economicamente ativa apresenta problemas de alfabetização o que acarreta, por exemplo, nos constantes “problemas inesperados” na linha de produção ou recalls. Diante dessa realidade, o desafio da pesquisa foi elucidar até que ponto os empresários do Município de Casa Nova-BA são plenamente alfabetizados, estando aptos à efetiva utilização das informações contábeis no processo decisório. Por meio de um estudo de caso com os empresários clientes dos escritórios de contabilidade, e utilizando-se da análise discriminante para mensurar o grau de analfabetismo funcional, constatou-se que, embora os empreendedores, na sua maioria (88%), apresentem formação educacional suficiente aos processos de leitura, análise e utilização das informações, apenas 43% detêm, efetivamente, a competência. Essa realidade exige uma imediata mudança de postura e, principalmente, o pronto delineamento de estratégias a fim de assegurar a efetiva utilização das informações contábeis.

Biografia do Autor

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Pernambuco, MBA em Gestão de Negócios pela Escola de Engenharia e Agrimensura da Bahia - EEA e Mestrando em Ciências Contábeis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças.
Romério Pereira Galvão
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Especialista em Auditoria pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.
Juliana da Silva Reis
Licenciada em Letras - Português, pela Universidade de Pernambuco (UPE), cursando especialização pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
Publicado
2012-04-11
Como Citar
NASCIMENTO, João Carlos Hipólito Bernardes do; GALVÃO, Romério Pereira; REIS, Juliana da Silva. O analfabetismo funcional e seu impacto à utilização das informações contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 186, p. 38-51, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/920>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.