Análise das demonstrações contábeis das companhias listadas na Bovespa: uma abordagem sobre os impactos decorrentes das modificações introduzidas pela Lei n.º 11.638/07

  • Rafael Levi Amaral Santos
  • Jorge Katsumi Niyama
  • Jomar Miranda Rodrigues

Resumo

O surgimento de normas internacionais na contabilidade tem como finalidade a harmonização dos padrões contábeis, mitigando as disparidades apresentadas nas demonstrações financeiras. No Brasil, a criação do CPC e a aprovação de leis, como as de n.ºs 11.368/07 e 11.941/09, introduziram a Contabilidade brasileira em uma nova fase. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é averiguar o grau de evidenciação das companhias abertas brasileiras quanto ao destino dos saldos do Ativo Diferido e da reserva de reavaliação ao reconhecimento de perdas pelo Teste de impairment; verificar se as corporações evidenciaram os contratos de leasing financeiro no ativo e no passivo; e se há esclarecimentos quanto à política de tratamento contábil da remuneração baseada em stock options nos exercícios anteriores. Para a pesquisa, foram avaliadas 50 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Quanto aos resultados alcançados, cerca de 70% das companhias optaram por estornar ou manter os saldos do Ativo Diferido. Na reserva de reavaliação, 55% das instituições preferiram continuar a amortização dos saldos e 45% optaram pelo estorno. No teste de impairment, apenas 8 companhias reconheceram perdas em seus ativos em torno de 77,27%, quanto aos contratos de leasing financeiro, e 22 empresas evidenciaram esses contratos no balanço.*Artigo republicado segundo orientação dos autores.

Biografia do Autor

Rafael Levi Amaral Santos
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Atua em contabilidade e finanças.
Jorge Katsumi Niyama
Possui Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela University of Otago (2005). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília e membro daDiretoria Executiva da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Contabilidade (Anpcont).
Jomar Miranda Rodrigues
Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-Institucional, Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
SANTOS, Rafael Levi Amaral; NIYAMA, Jorge Katsumi; RODRIGUES, Jomar Miranda. Análise das demonstrações contábeis das companhias listadas na Bovespa: uma abordagem sobre os impactos decorrentes das modificações introduzidas pela Lei n.º 11.638/07. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 186, p. 24-37, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/919>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.