O controle social e a contabilidade gerando informações para auditoria operacional

  • João Marcelo Alves Macêdo
  • Luzemar da Costa Martins
  • Rossana Guerra de Sousa
  • Luiz Carlos Marques dos Anjos

Resumo

Temas como gestão pública, corrupção e controle têm sido comuns à sociedade brasileira após a consolidação do processo democrático no País. Na busca por uma aplicação legal e  efetiva dos recursos públicos e para a manutenção de uma democracia saudável, o conceito e aplicação da accountabbility vem sendo incorporado por diversas entidades de controle públicas e privadas,  mediante a utilização de informações contábeis e aplicação de técnicas, como auditoria operacional, visando ao acompanhamento e a avaliação das intervenções públicas. Esta pesquisa teve como objetivo central identificar as formas pelas quais podem ser utilizadas as informações geradas pelo controle social e contabilidade para suportar o processo de auditoria operacional, possibilitando, assim, uma atuação concatenada e integrada dos órgãos de controle, quer sejam estes públicos ou privados, na busca de seu objetivo comum. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa e utilizou-se de dois exemplos ilustrativos do TCE-PB. A pesquisa revelou que as informações geradas pelo controle social e dados contábeis para uso público podem ser utilizadas pela auditoria operacional nas fases críticas de planejamento estratégico e operacional, tendo em vista limitações técnicas que condicionam o escopo e a metodologia da auditoria operacional e, consequentemente, o resultado que será reportado à sociedade e aos gestores.

Biografia do Autor

João Marcelo Alves Macêdo
Mestrando em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPE; Professor da UACC/CCJS/UFCG; Professor Lumen Faculdades; Especialista em Gestão e Auditoria Pública pelo IESP; e Técnico em Contabilidade da EMATER-PB.
Luzemar da Costa Martins
Auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba; Professor de Pós-Graduação na área pública; Ex-Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado da Paraíba.
Rossana Guerra de Sousa
Mestre em Administração pelo PPGA/UFPB; Auditora da Controladoria Geral do Estado da Paraíba; Professora de Pós-graduação na área de Perícia e Contabilidade e Gestão Pública.
Luiz Carlos Marques dos Anjos
Professor da UFAL; Mestrando em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPE.
Publicado
2012-04-10
Como Citar
MACÊDO, João Marcelo Alves et al. O controle social e a contabilidade gerando informações para auditoria operacional. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 185, p. 84-103, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/915>. Acesso em: 12 ago. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.