Custos na Área Pública: Aplicação em Laboratório de Análises Clínicas

  • Carmem Haab Lutte Cavalcante
  • Luciani Hass

Resumo

O estudo teve como finalidade apurar os custos dos exames realizados no Laboratório de Análises Clínicas do Município de Itapiranga-SC. A determinação dos reais custos de manutenção das atividades dos diversos setores públicos tende a facilitar a administração dos recursos e traz melhoramento dos serviços prestados à comunidade. Para levantamento dos dados do laboratório, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista livre. Para a análise dos custos, considerou-se o período de 1º a 30 de maio de 2009. Assim, primeiramente, foram identificadas as etapas do processo de análise dos exames. Posteriormente, apuraramse a quantidade de exames realizados no laboratório, sendo também identificados alguns exames que são enviados para fora do município. Fez-se então a identificação dos custos diretos e indiretos, obtendo-se os custos unitários dos exames e o custo total do período analisado. Também se fez uma comparação entre os custos apurados e o preço de venda praticado por laboratório particular, verificando-se uma vantagem na manutenção do laboratório municipal. Observou-se como limitação do estudo a identificação dos custos com depreciação, pois os valores de alguns bens registrados no imobilizado se encontram defasados.Errata:RBC 185 – Setembro/Outubro 2010 No artigo “Custos na área pública: custos do laboratório de análises clínicas doMunicípio de Itapiranga-SC” (pág. 71), o currículo da autora Carmem Haab Lutte foi alterado Conforme abaixo:Mestre em Ciências Contábeis, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre.

Biografia do Autor

Carmem Haab Lutte Cavalcante
Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos. Contadora. Coordenadora e professora do Curso de Ciências Contábeis da FAI – Faculdade de Itapiranga-SC.
Luciani Hass
Bacharel em Ciências Contábeis pela FAI – Faculdade de Itapiranga-SC.
Publicado
2012-04-10
Como Citar
CAVALCANTE, Carmem Haab Lutte; HASS, Luciani. Custos na Área Pública: Aplicação em Laboratório de Análises Clínicas. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 185, p. 70-83, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/914>. Acesso em: 12 ago. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.