Perito contábil judicial: um estudo exploratório sobre a inserção do perito contador no mercado de trabalho

  • Idalberto José das Neves Júnior
  • Waldiney Marinho de Melo

Resumo

O mercado de perícia contábil judicial proporciona uma vasta área de atuação a ser explorada pelo perito contador. No entanto, é um mercado de difícil acesso, que exige do perito contador desenvolver algumas estratégias para nele se inserir. Este estudo explorou o mercado de perícia contábil judicial nas unidades federativas brasileiras por meio de pesquisa de campo dirigida aos peritos contadores que realizam trabalhos na esfera judicial. O objetivo da pesquisa foi buscar as possíveis estratégias de atuação utilizadas pelos peritos contadores para se inserirem no mercado de perícia contábil judicial. A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro/2008. Foram 54 peritos contadores respondentes e 1.782 dados, os quais foram tratados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para posterior análise. Como resultados, foram identificadas práticas utilizadas pelos peritos que, usadas concomitantemente, têm uma maior eficácia, entre elas, a distribuição de currículo e a participação em associações de peritos. Outras práticas também foram identificadas: trabalhar com perito experiente, fazer entrevista com o juiz, apresentar trabalhos de qualidade quando atuando como perito assistente, indicar amizade, visitar fóruns, etc. No entanto, ainda há uma necessidade de se conhecer, desenvolver e utilizar mais estratégias de marketing pessoal para conquistar o mercado.Errata:RBC 185 – Setembro/Outubro 2010No artigo “Perito contábil judicial: um estudo exploratório sobre a inserção do perito contador no mercado de trabalho” (pág. 55), o currículo do autor Idalberto José das Neves Júnior não foi publicado corretamente. Segue abaixo o currículo devidamente retificado:Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Graduado em Ciências Contábeis e Tecnologia em Processamento de Dados. Professor e Assessor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília. Gerente de Divisão da Diretoria de Controladoria do Banco do Brasil.

Biografia do Autor

Idalberto José das Neves Júnior
Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Graduado em Ciências Contábeis e Tecnologia em Processamento de Dados. Professor e Assessor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília. Gerente de Divisão da Diretoria de Controladoria do Banco do Brasil.
Waldiney Marinho de Melo
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Brasília
Publicado
2012-04-10
Como Citar
JÚNIOR, Idalberto José das Neves; MELO, Waldiney Marinho de. Perito contábil judicial: um estudo exploratório sobre a inserção do perito contador no mercado de trabalho. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 185, p. 54-69, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/913>. Acesso em: 12 ago. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.