Leitura: processo metodológico no ensino superior de Contabilidade

  • Marcos Laffin

Resumo

Neste texto, é discutida a opção metodológica de leitura no processo ensino-aprendizagem a partir dos percursos de formação da docência no ensino superior de Contabilidade. Tal formação requer a articulação das práticas de leitura como processo metodológico na apropriação de conhecimentos no ensino superior de Contabilidade. As concepções de práticas pedagógicas que são implementadas no ensino da Contabilidade requerem uma vinculação teórico-metodológica que expresse o percurso formativo proposto tanto no Projeto Político-Pedagógico do Curso como na visão educativa do ensino superior, sobretudo em sua dimensão cidadã e profissional. A questão norteadora dessa discussão diz respeito às formas de utilização da leitura na organização do trabalho do professor de Contabilidade. Seu objetivo foi identificar as formas de utilização da leitura como processo metodológico no ensino de Contabilidade. Os recursos metodológicos utilizados consistiram no levantamento de dados e na pesquisa bibliográfica, cujos resultados são contextualizados em uma abordagem qualitativa. Algumas conclusões indicam que ler um texto com competência profissional significa demonstrar capacidade de compreensão e operacionalização do conteúdo nele contido. Estabelecer relações mais amplas de tais conteúdos exige uma intertextualidade, que é, no mínimo, desejável, pois o professor é um sujeito cultural e o produto de seu trabalho, o ensino, deve ficar evidente em estudantes com processos formativos que envolvam a competência técnica da área contábil articulada a uma formação de responsabilidade cidadã.

##submission.authorBiography##

Marcos Laffin
Graduado em Ciências Contábeis, com registro no CRCSC n.º 12.876. É Mestre pela Unicamp e Doutor pela UFSC. É Professor-Adjunto, com dedicação exclusiva, no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na área dos fundamentos da Ciência Contábil; atua também em atividades acadêmicas de assessoria técnica em organizações do terceiro setor e desenvolve pesquisas e extensão universitária na área do orçamento familiar. Foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação na UFSC de 2004 a 2008. e Presidente Nacional do ForGrad – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2007-2008.
Publicado
2012-04-10
Como Citar
LAFFIN, Marcos. Leitura: processo metodológico no ensino superior de Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 185, p. 40-53, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/912>. Acesso em: 12 ago. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.