Ações em Tesouraria: uma exploração sobre o impacto no patrimônio e na rentabilidade

  • João Carlos Dias da Costa
  • Ricardo Maroni Neto

Resumo

Este estudo tem por objetivo amplo estudar a compra das próprias ações para avaliar seu impacto no patrimônio e na rentabilidade das empresas. Para isso, este artigo analisa os motivos das aquisições, o embasamento legal e o procedimento contábil. A investigação parte dos processos efetivados e em andamento na CVM, entre janeiro de 2007 e junho de 2008, com a finalidade de se compreender os motivos da recompra. Em seguida, com o auxílio de uma simulação, é apresentado o impacto sobre a formação do patrimônio e sobre o retorno. O resultado revela que as ações em tesouraria são aplicações de recursos com fins especulativos, tendo por objetivo o cancelamento, a alienação, a troca ou a distribuição para funcionários. Cada evento impacta no valor do total dos ativos, no valor do patrimônio líquido e no número de ações no mercado e, por conseguinte, no patrimônio e na rentabilidade.

Biografia do Autor

João Carlos Dias da Costa
Mestre em Controladoria e Finanças (PUC-SP), contador pela Universidade São Judas – SP, administrador de empresas Universidade Mackenzie – SP, professor do Centro Universitário Álvares Penteado (Unifecap).
Ricardo Maroni Neto
Economista (FMU), Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica (Unifecap), professor do Centro Universitário FIEO (Unifieo) Osasco-SP.
Publicado
2012-04-09
Como Citar
COSTA, João Carlos Dias da; NETO, Ricardo Maroni. Ações em Tesouraria: uma exploração sobre o impacto no patrimônio e na rentabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 184, p. 44-57, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/904>. Acesso em: 18 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.