Risco e volatilidade das ações de empresas estatais e privadas do setor de energia elétrica

  • Marinês Taffarel
  • Ademir Clemente
  • Willson Gerigk

Resumo

Este estudo analisa, comparativamente, o nível de risco das ações das empresas estatais e privadas do setor de energia elétrica negociadas na Bovespa. Foram analisadas ações de oito empresas estatais e onze empresas privadas que tiveram cotação ininterrupta na Bovespa no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2007. Para a análise, foram consideradas separadamente as ações ordinárias e as ações preferenciais. Para aferir o risco das ações, foi calculado o Coeficiente Beta pelo Modelo de Mercado, tanto na forma de retorno integral quanto na forma de excesso de retorno em relação à taxa livre de risco. A comparação do risco das ações foi aprofundada pela aplicação do coeficiente de correlação de Pearson entre os retornos das ações e os retornos médios de mercado e pela Volatilidade Relativa. Os resultados mostram que as ações das empresas estatais de energia elétrica apresentam risco mais elevado do que as ações das empresas privadas do mesmo setor, no período de análise, tanto pela estimação convencional do Coeficiente Beta quanto pela análise da Volatilidade Relativa. Os resultados também evidenciam que a análise da Volatilidade Relativa proporciona forma mais conveniente e segura para relacionar o risco de ações com o risco de mercado.

Biografia do Autor

Marinês Taffarel
Contadora. Especialista em Gestão de Negócios e Especialista em Gestão de Pessoas. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Ademir Clemente
Economista e Engenheiro. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou em graduação e em pósgraduação nos Estados Unidos da América. Pós-doutorado na Universidade de Londres. Professor da Universidade Federal do Paraná no Mestrado em Contabilidade.
Willson Gerigk
Contador. Especialista em Gestão de Negócios. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Publicado
2012-04-09
Como Citar
TAFFAREL, Marinês; CLEMENTE, Ademir; GERIGK, Willson. Risco e volatilidade das ações de empresas estatais e privadas do setor de energia elétrica. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 184, p. 30-43, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/903>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.