Perfil do Disclosure Ambiental: uma investigação nos Relatórios Anuais e Balanço Social e Ambiental da Petrobras

  • Fabrícia Silva da Rosa
  • Sandra Rolim Ensslin

Resumo

Esta pesquisa, de caráter descritivo, tem como objetivo traçar o perfil do disclosure ambiental da Petrobras. O perfil do disclosure ambiental é analisado quanto ao nível de sustentabilidade (ISE/Bovespa, 2005), elementos (LINDSTAED, 2007), tipo (GUTHRIE e PETTY (2000) e qualidade do disclosure (GRAY, KOUHY e LAVERS, 1995b), por meio da técnica de análise de conteúdo das sentenças do relatório (RICHARDSON, 2008). A pesquisa revela: (i) a partir do momento que integra o ISE, melhoram-se os níveis de disclosure ambiental; (ii) no Balanço Social e Ambiental, o item mais evidenciado é o que se refere às auditorias feitas na companhia; já em relação ao Relatório Anual, o item de mais evidência é o que se refere aos investimentos; (iii) o tipo disclosure mais evidenciado em 2004, tanto no Relatório Anual quanto no Balanço Social, é o Declarativo; e, em 2006, ano em que passou a integrar o ISE, a companhia aumenta informações Quantitativas/Monetárias no Relatório Anual e Quantitativas no Balanço Social e Ambiental; (iv) a qualidade do disclosure ambiental obteve como resultado a constatação de que a classificação mais evidenciada foi a do tipo Bom.

Biografia do Autor

Fabrícia Silva da Rosa
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, e possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Gestão Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação e Contabilidade Ambiental, Teoria da Contabilidade, Avaliação de Desempenho e MCDA-C.
Sandra Rolim Ensslin
Possui graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1991), Mestrado em Engenharia de Produção pelaUniversidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora-adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, e Professora do Programa de Pós-graduação emEngenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Modelos Multicritérios (apoio á decisão), atuando principalmente nos seguintes temas: MCDA, Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão, Apoio à Decisão, Avaliação de Desempenho e Capital Intelectual.
Publicado
2012-04-09
Como Citar
ROSA, Fabrícia Silva da; ENSSLIN, Sandra Rolim. Perfil do Disclosure Ambiental: uma investigação nos Relatórios Anuais e Balanço Social e Ambiental da Petrobras. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 184, p. 16-29, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/902>. Acesso em: 17 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.