Aspectos contábeis da atividade de gerenciamento de resíduos industriais

  • Luiz Willibaldo Jung

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre práticas contábeis específicas aplicáveis a empresas operadoras de aterros sanitários industriais, considerando que devem se submeter a normas técnicas de gerenciamento de resíduos, destacando-se a necessidade de elaboração de um Plano de Encerramento a ser executado após a exaustão da capacidade do aterro. O plano deve ser elaborado por uma equipe multidisciplinar e inclui um orçamento dos gastos, sujeito a revisões periódicas, que deve ser utilizado para determinar uma parcela do custo dos serviços prestados, mesmo que o desembolso ocorra no futuro. Em contrapartida, deve ser registrada uma provisão para as obrigações financeiras de encerramento. Devem ser observadas as características dos terrenos utilizados pelo aterro, para determinar a possível necessidade de depreciação desses bens. Pode existir um efeito tributário significativo em função da indedutibilidade da provisão de gastos para encerramento do aterro sanitário.

##submission.authorBiography##

Luiz Willibaldo Jung
Contador, Auditor, com Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina; professor em programas de Pós-Graduação em nível de Especialização da Fundação Getúlio Vargas, da Sociedade Educacional de Santa Catarina e da Fundação Instituto Tecnológico de Joinville; e sócio da Moore Stephens Metri Auditores.
Publicado
2012-04-09
Como Citar
JUNG, Luiz Willibaldo. Aspectos contábeis da atividade de gerenciamento de resíduos industriais. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 182, p. 46-61, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/886>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.