Evidenciação de elementos do capital intelectual nos Relatórios da Administração de companhias brasileiras pertencentes ao nível 2 de Governança Corporativa

  • Bernardo Bertolucci de Holanda Arruda
  • Thaize Gouveia Cabral
  • Aneide Oliveira Araújo

Resumo

Considerando a necessidade dos investidores de informações que evidenciem o potencial de geração de benefícios futuros em um ambiente de transformações tecnológicas e negociais, evidenciar elementos do capital intelectual pode se constituir um fator de atratividade de capitais para a empresa. Este trabalho tem como objetivo identificar a existência dos elementos do capital intelectual nos Relatórios de Administração das companhias listadas no Nível 2 de Governança Corporativa, cuja evidenciação teve início no ano de 2000. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica na qual embasou o processo de coleta de informações contidas nos Relatórios da Administração das empresas objeto de estudo, utilizando a técnica análise de conteúdo. Observou-se que essas empresas não só têm evidenciado elementos do capital intelectual, como também estão se esforçando para ampliá-los de forma quantitativa – não financeira e financeira. Ou seja, há uma preocupação dos gestores em transparecê-las cada vez mais ao mercado de capitais, propiciando vantagens e benefícios para as companhias que serão valorizadas e para os investidores que tomarão decisões mais acertadas no futuro.

Biografia do Autor

Bernardo Bertolucci de Holanda Arruda
Cursando MBA em Administração Financeira pela FARN; Bacharel em Ciências Contábeis, UFRN, Brasil, 2008 (Melhor Monografia de Graduação) e atualmente trabalha no financeiro de uma credenciada da Tim Nordeste.
Thaize Gouveia Cabral
Bacharel em Ciências Contábeis, UFRN, Brasil, 2009.
Aneide Oliveira Araújo
Professora da Graduação e da Pós-Graduação do curso de Ciências Contábeis da UFRN; Doutor em Ciências Contábeis, USP, Brasil, 2001; Mestrado em Administração de Empresas, FGV, Brasil, 1995; Bacharel em Ciências Contábeis, UFS, Brasil, 1982; e Bacharel em Ciências Econômicas, UFS, Brasil, 1978.
Publicado
2012-04-09
Como Citar
ARRUDA, Bernardo Bertolucci de Holanda; CABRAL, Thaize Gouveia; ARAÚJO, Aneide Oliveira. Evidenciação de elementos do capital intelectual nos Relatórios da Administração de companhias brasileiras pertencentes ao nível 2 de Governança Corporativa. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 182, p. 32-45, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/885>. Acesso em: 25 nov. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.