Governança Corporativa versus desempenho das ações: um estudo das empresas do setor elétrico no âmbito da Bovespa

  • Othon Mello
  • Alfredo Alves de Oliveira Melo

Resumo

Governança Corporativa” é um tema que vem suscitando grande interesse do mercado financeiro e do meio acadêmico. Sua crescente importância se deu no início deste século, quando grandes corporações americanas protagonizaram um dos maiores escândalos financeiros da história. Assim, essa pesquisa, resultado de um estudo de multicasos, procurou investigar a relação entre a adesão aos níveis diferenciados de governança corporativa e o desempenho das ações das empresas do setor elétrico. A escolha desse setor justifica-se pela importância na economia do País e por sua representatividade nos níveis diferenciados da Bovespa. Este estudo foi conduzido sob a ótica quantitativa, utilizando-se o teste estatístico U, de Mann-Whitney. Verificou-se o comportamento dos indicadores de desempenho seis meses antes e seis meses depois da entrada dessas empresas nos três níveis diferenciados de governança criados pela Bovespa. Adicionalmente, procedeuse à análise de correlação entre as variáveis de desempenho e os indicadores de mercado, a fim de verificar se a melhora de alguma variável de desempenho não esteve relacionada à tendência de subida do mercado.

Biografia do Autor

Othon Mello
Contador e professor da PUC-Minas, com Mestrado em Administração e especialização nas áreas de Auditoria e Gestão de Empresas.
Alfredo Alves de Oliveira Melo
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes, especialização em Finanças e Contabilidade pela UFMG, Mestrado em Administração pela UFMG e Doutorado em Ciências das Organizações pela Universite de Paris IX.
Publicado
2012-04-09
Como Citar
MELLO, Othon; MELO, Alfredo Alves de Oliveira. Governança Corporativa versus desempenho das ações: um estudo das empresas do setor elétrico no âmbito da Bovespa. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 182, p. 20-31, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/884>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.