Uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Públicas do Estado da Bahia

  • Isac Pimentel Guimarães
  • Sonia Maria da Silva Gomes
  • Vilma Geni Slomski
  • Antonio Carlos Ribeiro da Silva
  • Marcelo Rocha Oliveira

Resumo

Na busca de transformação, as Instituições de Ensino Superior (IES) planejam e realizam ações que viabilizam o processo de qualificação do ensino público. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos cursos de Ciências Contábeis das IES públicas da Bahia, à luz dos princípios que norteiam o projeto pedagógico (Igualdade, Qualidade, Gestão Democrática, Liberdade e Valorização do Magistério), uma vez que estão atrelados a uma construção coletiva e de revisão contínua do processo ensino-aprendizagem. Com efeito, para dar conta de atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo qualitativo-descritiva. O método escolhido foi a análise documental dos PPP de cinco IES Públicas do Estado da Bahia (UEFS, UNEB, UFBA, UESC e UESB), pela qual se constatou que, ao se delinearem os critérios para a elaboração do PPP, as IES apresentaram projetos pouco condizentes com a realidade das comunidades envolvidas, apesar de estarem alinhadas aos princípios norteadores do projeto pedagógico. Isso evidencia uma dicotomia entre o que está escrito e a prática de ensino nos cursos de Ciências Contábeis. Com efeito, concluise que os projetos pedagógicos da IES baianas apresentam fragilidades no que se concerne à contemplação plena das disciplinas na matriz curricular, porquanto deveriam estar alinhadas à principal ênfase do curso, possuindo em seu elenco disciplinas voltadas para realidade das IES.

Biografia do Autor

Isac Pimentel Guimarães
Graduando do Curso de Ciências Contábeis da UFBA. Graduando do Curso Pedagogia: Gestão e Coordenação pela UNEB.
Sonia Maria da Silva Gomes
Doutora em Engenharia de Produção pelaUFSC. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Mestrado em Contabilidade – FCC/UFBA.
Vilma Geni Slomski
Ph.D em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Doutora em Educação pela FE/ USP. Professora do Programa de Mestrado em Contabilidade – FECAP/SP
Antonio Carlos Ribeiro da Silva
Doutor em Educação pela Universidade do Minho - Portugal; Mestre em Contabilidade pela FVC/BA. Professor da UFBA, UEFS E FVC.
Marcelo Rocha Oliveira
Doutor em Gestão de Empresas pela Universidad Autônoma de Assuncion, UAA, Paraguai. Mestre em Contabilidade pela FVC/ BA; Professor da Faculdade Castro Alves – BA e UNIME.
Publicado
2012-04-05
Como Citar
GUIMARÃES, Isac Pimentel et al. Uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Públicas do Estado da Bahia. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 178/9/80, p. 140-157, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/870>. Acesso em: 26 jun. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.