Saberes que fundamentam a prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis de IES brasileiras

  • Vilma Geni Slomski
  • Adriana Maria Procópio de Araújo
  • Isac Pimentel Guimarães
  • Sonia Maria da Silva Gomes
  • Antonio Carlos Ribeiro da Silva

Resumo

A docência universitária requer conhecimentos específicos sobre a área de atuação, bem como habilidades e competências para o ensino. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os dados de uma pesquisa realizada na área da educação contábil, a qual teve por objetivo conhecer, analisar e caracterizar os saberes dos professores que atuam nos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e, assim, evidenciar os processos que estruturam e dão sentido às suas práticas pedagógicas no contexto da universidade. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e a coleta de dados implicou a construção e a aplicação de um questionário on-line, que, após contato prévio, foi enviado por e-mail aos professores. Fizeram parte do estudo os professores cadastrados no banco de dados do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, ano base 2007. Foi possível verificar que a prática de ensino dos professores investigados é estruturada e significada por crenças, valores, representações, dúvidas e incertezas trazidas na “bagagem” da vida escolar. A ausência de uma formação continuada, principalmente no que se refere ao fundamento de suas ações pedagógicas, conduz o professor a uma aprendizagem intuitiva e autodidata, na qual a rememorização de suas experiências escolares e a rotina dos pares é o que orienta as ações de sala de aula. Conclui-se, assim, que o saber dos docentes investigados é originário da experiência na profissão contábil; da experiência no magistério superior; da formação escolar anterior; das influências do contexto onde eles próprios atuam; das experiências dos pares; dos programas; dos materiais e dos livros didáticos usados nas aulas; e, sobretudo, das suas concepções e capacidade para lidar com os desafios presentes na sala de aula da universidade.

Biografia do Autor

Vilma Geni Slomski
Ph.D em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Doutora em Educação pela FE/ USP. Professora do Programa de Mestrado em Contabilidade – FECAP/SP.
Adriana Maria Procópio de Araújo
Docente pela USP; Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP; Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/ USP; Professora do Programa de Mestrado em Contabilidade da FEA-RP/USP.
Isac Pimentel Guimarães
Graduando do Curso de Ciências Contábeis da UFBA. Graduando do Curso Pedagogia: Gestão e Coordenação pela UNEB.
Sonia Maria da Silva Gomes
Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora do Programa de Mestrado em Contabilidade – FCC/UFBA.
Antonio Carlos Ribeiro da Silva
Doutor em Educação pela Universidade do Minho - Portugal; Mestre em Contabilidade pela FVC/BA. Professor da UFBA, UEFS E FVC.
Publicado
2012-04-05
Como Citar
SLOMSKI, Vilma Geni et al. Saberes que fundamentam a prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis de IES brasileiras. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 178/9/80, p. 118-139, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/869>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.