A gestão da empresa familiar prestadora de serviço contábil: um estudo comparativo entre Brasil e Espanha

  • Paulo Cesar Mucelin CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Eduardo Rodríguez Osés
  • Carlos Alberto Mucelin

Resumo

Este trabalho explora algumas questões da gestão das empresas familiares prestadoras de serviços contábeis. Partindo da revisão da definição do conceito de empresa familiar e passando por alguns aspectos que permitem ao leitor conhecer sua importância em nível mundial, busca uma comparação entre as empresas que se dedicam ao setor contábil no Brasil frente às que desenvolvem seu labor na Espanha. Finalmente, os resultados mais relevantes obtidos em matéria de gestão, a partir de uma análise empírica de 38 empresas contábeis da região oeste do Estado do Paraná (Brasil) e da província de La Rioja (Espanha), proporcionam o perfil médio das empresas segundo sua dimensão e os aspectos mais relevantes da gestão desse tipo de empresa. Este estudo identificou que as empresas contábeis dispõem de clientela habitualmente fiel, apresentam seus planejamentos de gestão com caráter deficitário e de elaboração basicamente intuitiva.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Mucelin, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Contador, Consultor e Assessor Contábil. Sócio-Administrador do Escritório Contábil Mucelin (Cascavel/PR). Doutorando em Economia e Gerenciamento Empresarial pela Universidade de LaRioja UR (Logroño - España).
Eduardo Rodríguez Osés
Professor Doutor, Titular em Economia Financeira e Contabilidade do Departamento de Economia e Empresa da Universidade de La Rioja/UR (Logroño - La Rioja - España). Decano da Faculdade de Ciências Empresariais dessa instituição.
Carlos Alberto Mucelin
Professor Doutor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Licenciado Pleno em Matemática (Unioeste, Cascavel/PR), Especialista em Metodologia de Ensino (FCLPAA, Amparo/SP). Mestre em Engenharia de Sistemas (Unioeste, Cascavel/PR). Doutor em Ecologia (UEM, Maringá/PR).
Publicado
2012-04-05
Como Citar
MUCELIN, Paulo Cesar; OSÉS, Eduardo Rodríguez; MUCELIN, Carlos Alberto. A gestão da empresa familiar prestadora de serviço contábil: um estudo comparativo entre Brasil e Espanha. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 178/9/80, p. 106-117, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/868>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.