Aspectos gerais da obtenção de prova em auditoria externa: o caso português

  • Fábio de Albuquerque

Resumo

Em auditoria, a coleta de provas1 exerce um duplo papel: por um lado, o de validar, ou não, as asserções contidas nas Demonstrações Financeiras (DF)2, conduzindo assim ao objetivo final dos trabalhos de uma auditoria, que é a expressão de uma opinião por parte do auditor; por outro, o de salvaguarda dos trabalhos realizados por este profissional, sendo certo de que a sua opinião apenas foi possível, ou não, a partir das provas recolhidas no decurso do seu trabalho. Não sendo, portanto, a coleta de provas um fim em si, trata-se do fio condutor dos trabalhos de auditoria, e sem o qual aquele objetivo não será concretizado3. Enquadrado no contexto português, este trabalho tem por finalidade abordar aspectos relativos à obtenção de prova em auditoria externa, em especial no que à divulgação de normas técnicas e profissionais concerne, sem nunca descurar alguns aspectos doutrinários relacionados com o tema, sempre que considerados pertinentes à condução dos objetivos aqui pretendidos.

##submission.authorBiography##

Fábio de Albuquerque
Bacharel e Licenciado em Contabilidade pelo ISCAL (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa). Mestrando em Auditoria pelo mesmo Instituto. Prémio de mérito académico. Prémio internacional de produção científica Prof. Dr. António Lopes de Sá.
Publicado
2012-04-05
Como Citar
ALBUQUERQUE, Fábio de. Aspectos gerais da obtenção de prova em auditoria externa: o caso português. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 178/9/80, p. 94-105, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/867>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.