Uma verificação do impairment loss nas demonstrações financeiras padronizadas (CVM) e no Formulário 20-F (SEC) das empresas brasileiras que negociam ADRs na Bolsa de Valores dos Estados Unidos

  • José Alonso Borba
  • Maíra Melo de Souza

Resumo

O Impairment Test, ou o Teste de Recuperabilidade dos Ativos, foi regulamentado em 2007 no Brasil por meio da CPC-01 e, posteriormente, pela CVM. As empresas brasileiras que negociam ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e que emitem ADRs na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) precisam publicar suas demonstrações contábeis no Brasil e nos Estados Unidos (EUA). Esta pesquisa, de caráter exploratório, tem por objetivo comparar as informações concernentes à perda no valor recuperável (impairment loss) nas demonstrações contábeis divulgadas no Brasil e nos EUA pelas empresas brasileiras emitentes de ADRs no ano de 2006. Para a consecução dos objetivos, foram analisados os Formulários 20F submetidos à SEC; as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) submetidas à CVM; e os respectivos relatórios complementares integrantes das demonstrações contábeis (Notas Explicativas) publicadas no Brasil e nos EUA, referentes ao ano de 2006. O estudo é do tipo levantamento (survey). A abordagem ao problema é qualitativa. Os resultados demonstraram que um número significativamente maior de detalhamento das informações foi à SEC, em comparação ao apresentado à CVM

Biografia do Autor

José Alonso Borba
Professor Doutor do Departamento de Ciências Contábeis do Centro Sócioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Trindade.
Maíra Melo de Souza
Mestranda em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade. Marcelo Haendchen Dutra Professor Substituto da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.
Publicado
2012-04-05
Como Citar
BORBA, José Alonso; SOUZA, Maíra Melo de. Uma verificação do impairment loss nas demonstrações financeiras padronizadas (CVM) e no Formulário 20-F (SEC) das empresas brasileiras que negociam ADRs na Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 178/9/80, p. 80-93, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/866>. Acesso em: 22 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.