Análise do impacto tributário em uma instituição filantrópica de ensino superior

  • Mario Alex Pedersen CFC - Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo maior deste trabalho foi analisar a melhor forma de tributação para uma universidade decaráter comunitário, sem fins lucrativos, por meio de um estudo analítico e descritivo da situação atual filantrópica e a projeção dos resultados caso fosse a instituição tributada pelo lucro real. A pesquisa realizada classifica-se em bibliográfica e documental, pelos materiais reunidos para sua realização, como bibliografias, documentos e relatórios contábeis, fornecidos pela instituição. Em relação aos dados, foram coletados, por intermédio de visitas à universidade, em documentos, como relatórios, balancetes, demonstração de resultados, relatórios sobre a folha de pagamentos e demais outros dados importantes para elaboração da pesquisa. Após a reunião das informações prestadas pela contabilidade, foram realizadas as análises das modalidades de tributação. Efetuou-se então a verificação com o intuito de saber qual a melhor forma de tributação para a instituição. Por fim, prestam-se as informações das situações tributárias, abordando seus aspectos positivos e negativos, visando entre as opções de tributação aquela que menos onera a entidade, mas também que ao mesmo possibilite estudos tributários para crescer economicamente, trazendo assim como consequência o seu desenvolvimento social, humano e financeiro.

##submission.authorBiography##

Mario Alex Pedersen, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Contador e professor universitário da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos.
Publicado
2012-04-05
Como Citar
PEDERSEN, Mario Alex. Análise do impacto tributário em uma instituição filantrópica de ensino superior. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 178/9/80, p. 50-65, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/864>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.