Remuneração variada com amparo nos procedimentos da participação nos resultados: um estudo de caso aplicado em uma empresa prestadora de serviços de contabilidade

  • Gefferson Gentil Sachetti
  • Marceu Juliano Gürtler

Resumo

O mundo globalizado e altamente competitivo exige mudanças e atualizações nos mais distintossegmentos, e, nos escritórios contábeis, isso não poderia ser diferente. Dessa forma, uma proposta que atualiza a forma de rendimentos para os funcionários, que representa os maiores custos, mas também um dos maiores patrimônios de um escritório, torna-se necessária. Os aspectos ou os fatores que supostamente motiva qualquer indivíduo, possivelmente possuem forte ligação com as expectativas ou os objetivos de vida do próprio indivíduo para as situações de caráter particular, ou do coletivo para os casos de situações de caráter coletivo. Sendo assim, devemos conhecer o ambiente organizacional de uma empresa de prestação de serviços de contabilidade e executar a proposta de remuneração variada aos colaboradores, com o uso da metodologia de participação nos resultados e com os mais completos indicadores para manter o colaborador motivado. Este estudo caracteriza-se como um estudo de caso, sendo o mesmo sugerido a uma entidade contábil. Segundo Vergara (1997, p. 46), “(...) é realizada na área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado por natureza de sondagem; não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa”. Foram executados a partir dos dados levantados e com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer da revisão bibliográfica e entrevistas não estruturadas.

Biografia do Autor

Gefferson Gentil Sachetti
em Ciências Contábeis pela Unochapecó, colaborador da Caixa Econômica Federal em Chapecó – SC, sócio-proprietário do Escritório Gescont Gestão Contábil Ltda.
Marceu Juliano Gürtler
Pós-Graduado em Controladoria e Metodologia do Ensino Superior pela Unoesc, professor Ciências Contábeis e Administração, Gerente Administrativo na Papelão União Ind. e Com. Ltda.
Publicado
2012-04-05
Como Citar
SACHETTI, Gefferson Gentil; GÜRTLER, Marceu Juliano. Remuneração variada com amparo nos procedimentos da participação nos resultados: um estudo de caso aplicado em uma empresa prestadora de serviços de contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 178/9/80, p. 38-49, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/863>. Acesso em: 23 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.