A problemática da medição do capital intelectual nas organizações da sociedade do conhecimento

  • Maria da Conceição da Costa Marques

Resumo

O capital intelectual é o conjunto de conhecimentos, informações e know-how que agrega valor aos produtos e/ou serviços, mediante aplicação de inteligência. Este artigo pretende abordar a problemática do capital intelectual e sua importância dentro de uma organização. A ascensão da designada “nova economia”, impulsionada pela informação e pelo conhecimento, devese a um aumento da importância do capital intelectual, visto não só como um negócio, mas também como um tema de investigação. O capital intelectual é responsável pelos recentes desenvolvimentos econômicos, de gestão, tecnológicos e sociológicos. Essa evolução ocorreu de um modo previamente impensável e, em grande medida, imprevisível. O capital intelectual aumenta a competitividade das empresas e atrai clientes e consumidores. Uma equipe sólida e bem enraizada pode efetivamente trazer resultados positivos. Neste artigo, fazemos uma revisão de alguns dos mais significativos conceitos existentes na literatura sobre o capital intelectual, bem como apresentamos os modelos que mais se notabilizaram na identificação e na avaliação do capital intelectual. A ênfase está na importância teórica e nas contribuições empíricas relativas à medição e ao relato do capital intelectual. Argumenta-se também sobre o modo como o capital intelectual pode se tornar um recurso estratégico das organizações, levando a que se repensem os papéis das pessoas e das máquinas no desenvolvimento de trabalho e do conhecimento.

##submission.authorBiography##

Maria da Conceição da Costa Marques
Doutora em Gestão, especialista em Contabilidade, professora adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
Publicado
2012-04-05
Como Citar
MARQUES, Maria da Conceição da Costa. A problemática da medição do capital intelectual nas organizações da sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 178/9/80, p. 24-37, abr. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/862>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.