Custo de Capital Ponderado a Valor de Mercado: análise de sua influência na determinação do Valor Econômico Agregado

  • Julio Henrique Machado

Resumo

O mundo corporativo tem demandado, nos últimos anos, indicadores e medidas de desempenho cada vez mais objetivos e abrangentes. O Valor Econômico Agregado (EVA) é um indicador utilizado na medição da capacidade da empresa em agregar valor aos acionistas. Por ser o valor de negociação das ações o determinante nas decisões dos acionistas, o objetivo do trabalho foi analisar a influência do custo de capital ponderado a valor de mercado na determinação do EVA. O método utilizado foi o descritivo, por meio do estudo crítico-reflexivo, partindo-se de contribuições teóricas para interpretar as variações observadas no cálculo proposto. O estudo levou à conclusão da necessidade de apuração do custo de capital ponderado a valor de mercado, para que se tenha conhecimento do valor econômico realmente gerado pela empresa.

##submission.authorBiography##

Julio Henrique Machado
Contador. Professor da Faculdade de Administração de Passos – FAP-FESP/UEMG e Centro Universitário de Guaxupé - UNIFEG. Mestrando em Ciências Contábeis – PUCSP. Pós-graduado MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças - FEARP-USP. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Libertas - São Sebastião do Paraíso.
Publicado
2012-03-30
Como Citar
MACHADO, Julio Henrique. Custo de Capital Ponderado a Valor de Mercado: análise de sua influência na determinação do Valor Econômico Agregado. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 175, p. 70-81, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/838>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.