Uma abordagem sobre a postura, a competência e as habilidades exigidas dos peritos contábeis do juízo que atuam na comarca de Belo Horizonte

  • Fernando César Borges de Souza
  • Flávio Rezende Henriques

Resumo

Flávio Rezende Henriques Graduado em Ciências Contábeis pelo Unicentro Newton Paiva em 2007, Pós-Graduado em Perícia Contábil, pelo Unicentro Newton Paiva em 2008. O conteúdo deste artigo procurou levantar qual o comportamento mínimo necessário que os contadores deverão adotar no exercício da atividade de perito do juízo. Sendo este profissional um auxiliar da Justiça e indicado pelo magistrado, o mesmo deve estar atento às leis, às normas e aos costumes que regem a profissão. Além disso, para atuar como perito contábil, o profissional tem que passar por outras fases para conseguir a indicação do juiz, entre elas, formular o currículo profissional, se apresentar e visitar constantemente o magistrado. Mesmo após já ter sido indicado, é fundamental que faça periodicamente as mencionadas visitas. Entretanto, como se comportar diante do magistrado? Este artigo abordou, justamente, como deveria ser a postura, as competências e as habilidades do expert nestas situações. O referido, por exemplo, apurou que o ideal para o perito é se vestir de terno e gravata ou, no mínimo, de calça e camisa social. Constatou também que ele deve gesticular de forma razoável em suas falas, e que a entrevista de entrega do currículo ao magistrado é de suma importância, além de várias outras questões.

Biografia do Autor

Fernando César Borges de Souza
Técnico em contabilidade pelo IMACO em 1994, Graduado em Ciências Contábeis pelo Unicentro Newton Paiva em 2007, Pós-Graduado em Perícia Contábil pelo Unicentro Newton Paiva em 2008.
Flávio Rezende Henriques
Graduado em Ciências Contábeis pelo Unicentro Newton Paiva em 2007, Pós-Graduado em Perícia Contábil, pelo Unicentro Newton Paiva em 2008.
Publicado
2012-03-30
Como Citar
SOUZA, Fernando César Borges de; HENRIQUES, Flávio Rezende. Uma abordagem sobre a postura, a competência e as habilidades exigidas dos peritos contábeis do juízo que atuam na comarca de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 175, p. 50-69, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/837>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.