Gestão do capital de giro à luz da relação custo/volume/lucro

  • Marcelo Rodrigues Santana
  • Marcio Gislan Backes
  • Valquíria Demarchi

Resumo

Nos processos de tomada de decisões, cada vez mais se observa a utilização das ferramentas gerenciais do custeio variável em busca de soluções acertadas. É comum a análise da relação Custo/Volume/Lucro com vistas a buscar soluções que propiciem auferir margem de contribuição suficiente para cobrir todos os custos e as despesas da empresa. Todavia, em muitas situações, pode haver displicência por parte de alguns gestores em não considerar que um nível maior de atividade impacta diretamente na Necessidade de Capital de Giro, levando, muitas vezes, a empresa a dificuldades financeiras. Discutir-se-á neste artigo a Gestão do Capital de Giro e, consequentemente, o nível da Necessidade de Capital de Giro, à luz da relação Custo/Volume/Lucro. Se a Necessidade de Capital de Giro tem ligação direta com o nível de atividades e este, por sua vez, determina o montante total de margem de contribuição a ser auferida pela empresa em dadas circunstâncias (preços, custos e despesas variáveis, volumes), não se pode analisar a relação Custo/Volume/Lucro sem se atentar aos efeitos na Necessidade de Capital de Giro da empresa. Realizar-se-á também um alerta aos docentes das disciplinas de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial da importância de se abordar em sala de aula a análise conjunta dessas duas técnicas.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Santana
Especialista em Contabilidade de Custos. Analista Contábil da Coamo Agroindustrial Cooperativa. Professor da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.
Marcio Gislan Backes
Especialista em Controladoria e Gestão Financeira. Contador.
Valquíria Demarchi
Especialista em Engenharia de Produção e Controladoria de Gestão. Engenheira de Produto da MSX Internacional.
Publicado
2012-03-30
Como Citar
SANTANA, Marcelo Rodrigues; BACKES, Marcio Gislan; DEMARCHI, Valquíria. Gestão do capital de giro à luz da relação custo/volume/lucro. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 175, p. 38-49, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/836>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.